Oito benefícios que a gelatina traz à saúde

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Redação
Oito benefícios que a gelatina traz à saúde

O que é gelatina?

A maior parte das pessoas está familiarizada com a gelatina colorida e aromatizada. Mas pode ser surpreendente aprender que a gelatina é composta principalmente de proteína.

A gelatina é feita através da fervura de ossos de animais, cartilagem e pele para extrair o colágeno. Colágeno é uma proteína fibrosa que conecta músculos, ossos e peles dos animais.

Quando o colágeno é processado, torna-se uma substância inodora e incolor chamada gelatina.  Após a gelatina esfriar, ela tem uma textura gelatinosa.

Diferentemente do colágeno, a gelatina dissolve em água quente e a textura faz com que seja prático usar em molhos, sopas e sobremesas

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Aminoácidos na gelatina

Gelatina contém muitos aminoácidos. Aminoácidos são compostos que se combinam para formar proteínas e são essenciais para o funcionamento adequado de vários órgãos, como também para fornecer energia.

Enquanto o corpo humano faz alguns aminoácidos, a maioria das pessoas precisa obter aminoácidos adicionais através de sua dieta.

Os aminoácidos encontrados na gelatina também são achados, geralmente, nos ossos e órgãos de certos animais. Visto que a maior parte das pessoas não come essas partes dos animais, adicionar gelatina a uma dieta variada e nutritiva pode ser benéfico.

Aminoácidos específicos encontrados na gelatina podem variar, dependendo do método da preparação e dos tecidos dos animais utilizados.

Tipicamente, os aminoácidos mais abundantes na gelatina incluem glicina, prolina e valina. A gelatina também contém os aminoácidos lisina, alanina e arginina.

Valina é um aminoácido essencial que não pode ser produzido pelo corpo humano, o que significa que deve vir da dieta.

 

A gelatina é usada pra quê?

A gelatina pode ser usada em produtos alimentícios, medicamentos e cosméticos, como agente gelificante.

A gelatina é comumente encontrada em doces gomosos, marshmallows e no revestimento de cápsulas de remédios. Também é comida como um caldo de osso ou tomada como um suplemento.

 

Oito benefícios para a saúde

A gelatina pode ter uma série de benefícios para a saúde, incluindo a seguinte:

1.  Melhora a saúde da pele

O colágeno é o que dá à pele a aparência saudável e juvenil. Conforme as pessoas envelhecem, elas perdem naturalmente o colágeno, o que faz com que a pele fique menos firme. O resultado é uma pele que tem rugas e linhas. Como a gelatina é uma ótima fonte de colágeno, pode ser uma forma natural de melhorar a aparência da pele.

2. Proporciona proteína

Um benefício da proteína é que ela fornece quase 2 gramas de proteína por ½ xícara. A proteína é considerada um macronutriente, o que significa que o corpo precisa de uma grande quantidade.

Algumas fontes de proteína animal também contêm quantidades significativas de gordura não saudável. A gelatina é uma fonte de proteína que não contém gordura.

3. Ajuda a função digestiva

A gelatina pode ajudar a função digestiva de vários jeitos diferentes. Por exemplo, a glicina na gelatina pode promover um revestimento da mucosa saudável no estômago.

Ela também estimula a produção de sucos gástricos, que facilitam a digestão adequada. Sem as enzimas digestivas adequadas, problemas gastrointestinais, como refluxo ácido, podem desenvolver-se.

Ademais, a gelatina se liga à água e pode ajudar os alimentos a se moverem através do sistema digestivo eficientemente.

4. Alivia dores na articulação

O colágeno da gelatina pode diminuir a dor nas juntas associadas à inflamação.

De acordo com Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, alguns estudos clínicos indicam que gelatina pode reduzir a dor e melhorar a função articular em pessoas com artrose.

5. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

Apesar de mais pesquisas serem necessárias, um estudo indica que glicina, a qual é um dos aminoácidos abundantes na gelatina, pode melhorar o controle de açúcar no sangue de pessoas com diabetes do tipo 2.

6. Mantém ossos saudáveis

Lisina, que é encontrada na gelatina, ajuda a fortalecer os ossos. Ela ajuda o corpo a absorver cálcio, que também é necessário para manter os ossos fortes e prevenir a perda óssea.

Já que o corpo não pode produzir lisina, é essencial obter quantidades adequadas através da dieta. Adicionar gelatina a uma dieta saudável é uma maneira de melhorar a ingestão de lisina de uma pessoa.

7. Melhorando a qualidade do sono

Gelatina pode melhorar a qualidade do sono para algumas pessoas devido à abundância de glicina. Algumas colheres de sopa de gelatina podem fornecer cerca de 3 gramas de glicina.

8. Ajuda na perda de peso

A gelatina pode ajudar a promover a perda de peso devido à sua proteína e ao baixo teor calórico. A proteína ajuda alguém a sentir-se cheio, o que diminui a probabilidade de comer em excesso.

Gelatina também pode desempenhar um papel no controle de hormônios associados à fome.

Entretanto, a gelatina é frequentemente encontrada em doces e marshmallows com altos teores de açúcares. É melhor consumir fontes saudáveis de gelatina com baixo teor de açúcares.

 

Mensagem para guardar

A saúde do animal que é usado para fazer a gelatina afeta o colágeno que ele armazena em seu corpo. Entretanto, nem sempre é possível saber como os animais usados para fazer a gelatina foram criados.

Os animais criados em condições confortáveis com a oportunidade de exercícios abundantes terão colágeno de melhor qualidade, o que, por sua vez, produz uma gelatina melhor.

Os efeitos colaterais da gelatina não foram extensivamente estudados, mas os sérios parecem pouco prováveis.

É fácil para alguém fazer seu próprio caldo rico em gelatina cozinhando a carcaça que sobrou ou ossos de aves domésticas ou de carne por várias horas. Se o caldo resfriar, será possível ver uma substância com a textura de gel na superfície, que é o colágeno.

A gelatina também é facilmente adicionada a uma variedade de pratos, incluindo sopas, guisados e caldos. Ela também pode ser usada para fazer molhos, mousses e smoothies (batidas).

Para pessoas que não querem preparar a gelatina, ela está disponível em cápsulas e como suplemento.

Fonte: Medical News Today

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