Os 7 Principais Benefícios Do Esporte Para a Sua Mente

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Redação
Os 7 Principais Benefícios Do Esporte Para a Sua Mente

Visão geral

Você já sabe que o esporte faz bem para a sua saúde física.
Mas você sabia  que a pratica de atividades esportivas podem afetar positivamente a sua saúde mental?  Aqui está como isso é possível.

 

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1. O esporte melhora o seu humor

Quer uma explosão de felicidade e relaxamento? Envolva-se em uma atividade física. Se você estiver praticando esportes, malhando na academia, ou fazendo uma caminhada revigorante, atividades físicas ativam os compostos químicos do cérebro que fazem você se sentir mais feliz e relaxado.  Esportes em times, particularmente, fornecem uma chance de relaxar e se envolver em um desafio satisfatório que melhora a sua forma. Eles também fornecem benefícios sociais, permitindo que você se conecte com colegas de equipe e amigos em um ambiente de lazer.

 

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2. Os esportes melhoram a sua concentração

Atividade física regular ajuda a manter suas principais habilidades mentais afiadas com a idade. Isso inclui pensar criticamente, aprender e ter bom senso.  Pesquisas mostraram que fazer um mix de atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular é especialmente benéfico. Participar desse tipo de atividade de três a cinco vezes por semana por pelo menos 30 minutos pode proporcionar esses benefícios para a saúde mental.


3. Os esportes reduzem o estresse e a depressão

Quando você está fisicamente ativo, a sua mente é distraída das coisas que a estressam diariamente.  Isso pode ajudá-lo a não ser prejudicado por pensamentos negativos. Os exercícios reduzem os níveis de hormônios de estresse no seu corpo. Ao mesmo tempo, estimula a produção de endorfina. Estes são “levantadores” de humor naturais que podem manter o estresse e a depressão à distância. As endorfinas podem até deixá-lo mais relaxado e otimista após um treino intenso. Os especialistas concordam que mais pesquisas de qualidade são necessárias para determinar a relação entre esportes e depressão.  


4. Os esportes melhoram os hábitos de sono

Os esportes e outras formas de atividade física melhoram a qualidade do sono. Eles fazem isso ao ajudá-lo a dormir mais rapidamente e ao aprofundar o sono. Dormir melhor pode melhorar a sua visão mental no dia seguinte, assim como melhorar o seu humor. Apenas tome cuidado para não praticar esportes muito tarde. As atividades noturnas dentro de algumas horas antes de dormir podem deixá-lo com muita energia para dormir. 


5. Os esportes ajudam você a manter um peso saudável

Esportes individuais como a corrida, ciclismo e levantamento de peso são maneiras particularmente efetivas de queimar calorias e/ou desenvolver os músculos. Manter-se dentro de uma faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão.

 


6. Os esportes aumentam a sua auto-estima

O exercício regular que ocorre ao praticar esportes pode aumentar a sua confiança e melhorar a sua auto-estima. Conforme a sua força, habilidades e resistência aumentam através dos esportes, sua auto-imagem também melhora. Com o vigor renovado e a energia que vem da atividade física, você pode, mais provavelmente, ter sucesso em tarefas fora do campo bem como sobre ele.  


7. Os esportes têm sido relacionados a traços de liderança

Esportes em time, tal como o futebol, basquete e handebol são criadouros para traços de liderança.  Estudos feitos em escolas (Ensino Médio) revelam uma correlação entre práticas desportivas e qualidades de liderança. Devido à oportunidade de treinar, tentar, ganhar ou perder juntas, as pessoas envolvidas em esporte são naturalmente mais inclinadas a adotar uma “mentalidade de equipe” no local de trabalho e em situações sociais. A mentalidade de equipe leva a fortes qualidades de liderança ao longo do tempo.

 

Benefícios para as crianças

Os esportes podem beneficiar as crianças em muitas das mesmas maneiras que beneficiam os adultos. A maior diferença é que quando as crianças começam a praticar esportes numa idade precoce, elas são muito mais propensas a permanecerem ativas à medida que envelhecem. A mesma fonte sugere que participar de uma equipe desportiva melhora o desempenho acadêmico e resulta em uma maior participação pós-escola.

 

Conclusão

Os prós de praticar esportes são muitos, das vantagens que proporcionam às crianças pequenas, à ligação comprovada entre a saúde mental e felicidade, e, claro, as endorfinas que acionam. Não há falta de motivos para encontrar um esporte e praticá-lo. Escolha um e mova-se!

Converse com o seu médico antes de começar qualquer atividade desportiva. Certifique-se de que seu coração esteja forte o suficiente para exercícios físicos intensos. Tenha na mente a possibilidade de lesões sérias e asma induzida por exercícios. Embora haja riscos em praticar esportes, há alguns que são mais seguros do que outros. Se você está preocupado com lesões, considere um esporte de baixo impacto, como a natação.

Fonte: Healthline

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