Os 12 melhores alimentos para uma pele saudável

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Redação
Os 12 melhores alimentos para uma pele saudável

Como ter uma pele saudável?

A nutrição é importante para a saúde. Uma dieta não saudável pode danificar o seu metabolismo, causar o ganho de peso e pode, até mesmo, machucar os órgãos, assim como o seu coração e fígado. 

Mas o que você come também também afeta outro órgão, a sua pele.

Conforme os cientistas aprendem mais sobre dieta e corpo, está cada vez mais claro que o que você come pode afetar significativamente a saúde e o envelhecimento da sua pele. 

Veja os 12 melhores alimentos para manter a sua pele saudável

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1) Peixes oleosos

Os peixes oleosos, como o salmão, cavala e arenque, são excelentes alimentos para uma pele saudável. Eles são fontes ricas de ácidos graxos ômega-3, que são importantes na manutenção da saúde da pele.

Os ácidos graxos ômega-3 são necessários para manter a pele espessa, flexível e hidratada. De fato, uma deficiência em gorduras ômega-3 pode causar pele seca. 

As gorduras ômega-3 nos peixes reduzem a inflamação, que pode causar vermelhidão e acne. Elas podem até tornar sua pele menos sensível aos raios UV prejudiciais do sol. 

Alguns estudos mostram que os suplementos de óleo de peixe podem combater condições inflamatórias e autoimunes que afetam a pele, como a psoríase e o lúpus.

Os peixes oleosos também são uma fonte de vitamina E, um dos antioxidantes mais importantes para a sua pele. Conseguir vitamina E suficiente é essencial para proteger a sua pele contra danos causados por radicais livres e inflamação. 

Esse tipo de fruto do mar também é fonte de proteína de alta-qualidade, que é necessária para manter a força e a integridade da sua pele.

Por último, os peixes fornecem zinco- um mineral vital para regular a inflamação, a produção de novas células epiteliais e a saúde geral da pele. Uma deficiência de zinco pode levar à inflamação da pele, lesões e cicatrização tardia. 

2) Abacates 

Os abacates são ricos em gorduras saudáveis. Essas gorduras beneficiam muitas funções no seu corpo, incluindo a saúde da sua pele.

Conseguir o suficiente dessas gorduras é essencial para manter a pele flexível e hidratada.

Um estudo com mais de 700 mulheres descobriu que uma alta ingestão de gordura total, especificamente os tipos de gorduras saudáveis encontradas nos abacates, estava associada a uma pele mais elástica e flexível. 

Evidências preliminares também mostram que os abacates contêm compostos que podem proteger a sua pele dos danos do sol. Os danos dos raios UV na pele podem causar rugas e outros sinais de envelhecimento.  

Os abacates também são uma boa fonte de vitamina E, que é um antioxidante importante que ajuda a proteger a sua pele de danos oxidativos. A maior parte dos estadunidenses não consegue vitamina E suficiente através da sua dieta. 

Curiosamente, a vitamina E parece ser mais eficaz quando combinada com vitamina C.

A vitamina C também é essencial para uma pele saudável. A sua pele precisa dela para criar colágeno, que é a principal proteína estrutural que mantém a sua pele forte e saudável.

A deficiência de vitamina C é rara atualmente, mas sintomas comuns incluem pele seca, áspera e escamosa que tende a machucar facilmente.

A vitamina C também é um antioxidante que protege a sua pele dos danos oxidativos- causados pelo sol e ambiente- que podem levar a sinais de envelhecimento. 

3) Nozes 

As nozes têm muitas características que as fazem um alimento excelente para uma pele saudável.

Elas são uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, que são gorduras que o seu corpo não pode produzir por conta própria.

Na verdade, elas são mais ricas do que a maior parte das nuts tanto em ácidos graxos ômega-3 quanto em ácidos graxos ômega 6. 

Uma dieta muito rica em gorduras ômega 6 pode promover inflamação, incluindo condições inflamatórias da pele, como a psoríase. Por outro lado, as gorduras ômega 3 reduzem a inflamação no seu corpo- incluindo uma na sua pele. 

Enquanto os ácidos graxos ômega 6 são abundantes na dieta ocidental, fontes de ácidos graxos ômega 3 são raras. Como as nozes contêm uma boa proporção desses ácidos graxos, elas podem combater a resposta inflamatória ao ômega 6 excessivo.

Além disso, as nozes contêm outros nutrientes que a sua pele precisa para funcionar adequadamente e permanecer saudável.

28 gramas de nozes contêm 6% da IDR de zinco, que é essencial para a sua pele funcionar adequadamente como uma barreira, bem como necessário para a cicatrização de ferida. O zinco também combate bactérias e inflamação. 

As nozes também fornecem pequenas quantidades dos antioxidantes vitamina E, vitamina C e selênio, além de 4-5 gramas de proteína a cada 28 gramas. 

4) Sementes de girassol 

De forma geral, as nozes e sementes são boas fontes de nutrientes que melhoram a pele.

As sementes de girassol são um exemplo excelente.

5) Batatas doces 

O betacaroteno é um nutriente encontrado nas plantas.

Funciona como a vitamina A, o que significa que pode ser convertido em vitamina A no seu corpo. 

O betacaroteno é encontrado em laranjas e vegetais, como cenouras, espinafre e batatas doces.

As batatas doces são uma excelente fonte- uma porção de 1/2 xícara (100 gramas) de batata doce assada contém betacaroteno suficiente para fornecer quase quatro vezes a IDR de vitamina A. 

Os carotenoides como o betacaroteno mantêm sua pele saudável, agindo como um protetor solar natural. 

Quando consumido, esse antioxidante é incorporado na sua pele e protege as suas células epiteliais da exposição ao sol. Isso pode ajudar a evitar queimaduras solares, morte celular e pele seca e enrugada. 

Curiosamente, grandes quantidades de betacaroteno também podem adicionar uma cor quente e alaranjada à sua pele, contribuindo para uma aparência geral mais saudável. 

6) Pimentão vermelho ou amarelo 

Assim como a batata doce, os pimentões são uma excelente fonte de betacaroteno, que o seu corpo converte em vitamina A.

Uma xícara (149 gramas) de pimentão vermelho picado contém o equivalente a 92% da IDR de vitamina A. 

Eles também são uma das melhores fontes de vitamina C, necessária para produzir a proteína colágeno, que mantém a sua pele firme e forme. Apenas uma xícara (149 gramas) de pimentão fornece impressionantes 317% da IDR de vitamina C. 

Um grande estudo observacional em mulheres vinculou a ingestão abundante de vitamina C a um risco reduzido de pele enrugada e seca com a idade.  

7) Brócolis 

O brócolis é cheio de muitas vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele, incluindo zinco, vitamina A e vitamina C.

Também contém luteína, um carotenoide que funciona como um betacaroteno. A luteína protege a sua pele de danos oxidativos, que podem fazer com que a sua pele fique seca e enrugada. 

Mas o brócolis também contém um composto especial chamado sulforafano, que possui alguns benefícios potenciais impressionantes. Pode até mesmo ter efeitos anticancerosos, inclusive em alguns tipos de câncer de pele. 

O sulforafano também é um poderoso agente protetor contra danos causados pelo sol. Funciona de duas maneiras: neutralizando os radicais livres nocivos e ativando outros sistemas de proteção em seu corpo. 

Em testes laboratoriais, o sulforafano reduziu o número de células da pele mortas pela luz UV em até 29%, com proteção durando até 48 horas. Evidências sugerem que o sulforafano também pode manter os níveis de colágeno na pele. 

8) Tomates 

Os tomates são uma ótima fonte de vitamina C e contêm todos os principais carotenoides, incluindo o licopeno. 

Mostrou-se que o betacaroteno, luteína e licopeno protegem a sua pele dos danos causados pelo sol. Eles também podem ajudar a prevenir rugas. 

Já que os tomates contêm todos os principais carotenoides, eles são um alimento excelente para a manutenção de uma pele saudável. 

Considere combinar alimentos ricos em carotenoides, como tomates, com uma fonte de gordura, como um queijo ou azeite. A gordura aumenta a sua absorção de carotenoides. 

9) Soja 

A soja contém isoflavonas, uma categoria de compostos vegetais que pode imitar ou bloquear o estrogênio em seu corpo. 

A isoflavona pode beneficiar várias partes do seu corpo, incluindo a sua pele.

Um pequeno estudo com mulheres na meia idade descobriu que comer isoflavonas de soja todos os dias, durante 8 a 12 semanas, reduz as rugas finas e melhora a elasticidade da pele. 

Em mulheres na pós-menopausa, a soja pode melhorar a secura da pele e aumentar a quantidade de colágeno, que ajuda a manter a sua pele lisa e firme. 

Essas isoflavonas não apenas protegem as células dentro do seu corpo de danos, assim como a sua pele da radiação UV – o que pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer de pele. 

10) Chocolate amargo 

Se você precisa de mais uma razão para comer chocolate, aqui está: os efeitos do cacau na sua pele são bem fenomenais. 

Após 6 a 12 semanas consumindo um cacau em pó rico em antioxidantes por dia, os participantes de um estudo perceberam que a pele estava mais espessa e hidratada.

A pele deles também ficou  menos áspera e escamosa, menos sensível a queimaduras solares e tinha um melhor fluxo sanguíneo – o que traz mais nutrientes para a pele. 

Outro estudo descobriu que comer 20 gramas de chocolate amargo com alto teor de antioxidantes por dia pode permitir que a sua pele resista ao dobro da radiação UV antes de queimar em comparação a comer chocolate com baixo teor de antioxidantes. 

11) Chá verde 

O chá verde pode proteger a sua pele de danos e envelhecimento. 

Os compostos poderosos encontrados no chá verde são chamados de catequinas e funcionam ao melhorar a saúde da sua pele em muitas maneiras. 

Como muitos outros alimentos que contêm antioxidantes, o chá verde pode proteger a sua pele de danos solares. 

12) Vinho tinto 

O vinho tinto é famoso por conter resveratrol, um composto que vem da pele das uvas vermelhas. 

O resveratrol é creditado com uma ampla gama de benefícios à saúde, entre eles a redução dos efeitos do envelhecimento. 

Estudos em tubos de ensaio sugerem que o resveratrol também pode retardar a produção de radicais livres nocivos, que danificam as células da pele e causam sinais de envelhecimento. 

Infelizmente, não há muitas provas de que a quantidade de resveratrol que você consegue de uma taça de vinho é suficiente para produzir um efeito na sua pele. E já que o vinho tinto é uma bebida alcóolica, há efeitos negativos se bebê-lo em excesso. 

Não é recomendável começar a beber vinho tinto apenas por causa de seus potenciais benefícios à saúde. No entanto, se você já bebe com moderação, poderá desfrutar de vinho tinto como sua bebida alcoólica preferida.

Fonte: Health Line

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