Pesticidas podem afetar a minha fertilidade?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Pesticidas podem afetar a minha fertilidade?

Resíduo de pesticida em frutas e vegetais pode fazer mal à fertilidade das mulheres, sugere um novo estudo.

O estudo descobriu que mulheres que consumiam  muitos pesticidas eram menos propensas a engravidarem e darem à luz.

As descobertas sugerem que “dieta exposta à pesticida pode ser associada a consequências reprodutoras adversas” pesquisadores de Harvard afirmaram.

 

Pouco conhecido

Mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar os resultados, eles disseram. Estudos em animais descobriram que consumir níveis seguros de pesticidas estava ligado a uma diminuição do número de filhotes que os animais tinham. Mas não estava claro se o mesmo era verdade para pessoas.

 

Estudo

Mulheres que ingeriam muitos pesticidas eram  menos propensas a engravidar e a darem à luz. Aquelas que comiam menos alimentos com resíduos de pesticidas por dia eram consideradas mais férteis.

 

Incerteza

As descobertas foram mantidas, mesmo após os pesquisadores levarem em consideração fatores que poderiam afetar a saúde reprodutora. A idade, índice de massa corporal (IMC) e hábitos de fumo são alguns desses fatores.

Ainda, os pesquisadores notaram que o estudo não pode provar a relação “causa e efeito”.  Além disso, tendo em vista que as mulheres no estudo estavam buscando tratamento, não é claro se os resultados se aplicam à todas.

 

Prevenção

Uma forma para reduzir a exposição a pesticidas e outras químicas ambientais, o American Congress of Obstetricians and Gynecologists recomenda que mulheres que estejam grávidas ou tentando conceber lavem cuidadosamente as frutas e vegetais antes de comê-los.

O estudo também percebeu alteração na quantidade de espermas em relação a quantidade de pesticidas ingerida. Por isso, é importante consultar um médico se estiver com dúvidas sobre sua fertilidade.

 

Fonte: Live Science