Posso Fazer Tatuagem Grávida?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Posso Fazer Tatuagem Grávida?

Sim ou não?

Quando você está grávida, as pessoas te dão muitos conselhos sobre o que fazer ou não fazer. Coisas como não comer sushi, evitar toboáguas, fazer exercícios de forma segura- e a lista continua. Você pode ter se perguntado ‘Eu posso fazer uma tatuagem enquanto estiver grávida?’ E por mais que ainda esteja faltando pesquisas nessa área, os médicos aconselham a não fazer.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

A tatuagem pode levar a uma infecção

Uma das maiores preocupações que os médicos têm com fazer uma tatuagem durante a gravidez é a infecção. Nem todos os estúdios de tatuagem são igualmente seguros quanto se trata de higiene. Isso significa que alguns estúdios não seguem os padrões mínimos de segurança quando se trata de manter as agulhas e outros equipamentos limpos. Agulhas sujas podem espalhar infecções como hepatite B, hepatite C e HIV.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Contrair essas doenças é particularmente perigoso para as mulheres grávidas porque elas podem passar essas condições para os bebês na hora do nascimento. Os sintomas incluem qualquer coisa desde cansaço e febre a dores nas juntas.

É possível ser infectada e não saber que há algo errado. Se os sintomas se desenvolverem, pode demorar anos para eles aparecerem. Mesmo assim, o primeiro sinal pode ser um resultado anormal em um teste de função hepática.

As tatuagens também podem ficar infectadas à medida que elas começam a se curar.  Se fizer mesmo tatuagem, você deve seguir todas as instruções dadas pelo estúdio. Consulte o seu médico imediatamente se você desenvolver sinais de infecção, incluindo:

– Febre
– Arrepios
– Pus ou lesões vermelhas na tatuagem
– Corrimento fedido na área da tatuagem
– Áreas de tecido duro e elevado
– Novas linhas escuras se desenvolvendo ou irradiando ao redor da área

Enquanto a maior parte das infecções é tratada facilmente, você pode querer não arriscar uma mais séria, como uma infecção por estafilococos, enquanto estiver está grávida.

 

Pode afetar a sua possibilidade de tomar uma epidural

A parte inferior das costas é um dos pontos mais populares para se tatuar. É também o local em que a epidural é administrada durante o trabalho de parto. Uma epidural é um anestésico local. Se o seu plano de saúde incluir uma epidural, talvez você queira esperar para fazer uma tatuagem só depois do parto.

Se você já tiver uma tatuagem na parte inferior das costas, provavelmente não terá nenhum problema. A única vez em que seria uma preocupação é se a tatuagem estivesse se curando ou ficando infeccionada. As tatuagens geralmente levam entre duas semanas a um mês para se curar completamente. Se ficar infectada, sua pele pode tornar-se vermelha ou inchada, ou exalar um fluido.

No fim das contas, você não consegue prever se a tatuagem ficará infeccionada, quanto tempo passará até que a infecção acabe, ou se você entrará em trabalho de parto antes do esperado. No caso de já ter uma tatuagem, o local onde a seringa fura pode, até mesmo, desenvolver um tecido cicatricial que consegue afetar a aparência de sua tatuagem.

A tatuagem pode ficar diferente após a gravidez

Os hormônios durante a gravidez podem causar mudanças na pele. O seu corpo e a sua pele também se expandem para criar espaço para o bebê.  Tatuagens no abdômen e no quadril, por exemplo, poderiam ser afetadas pela estria gravídica (popularmente conhecida como estrias).

Você pode até mesmo desenvolver diferentes doenças de pele durante a gravidez que podem tornar o processo da tatuagem difícil e doloroso.

Algumas dessas doenças incluem:

– PPUPG: este acrônimo representa pápulas e placas urticárias pruriginosas da gravidez. Essa condição provoca muitas coisas, desde uma erupção cutânea vermelha e inchaço, até manchas de colisões parecidas com espinhas, geralmente no estômago, tronco, braços e pernas.

– Prurigo da gravidez: esta erupção com coceira é composta por pequenos inchaços chamados de pápulas. Cerca de 1 em cada 130 a 300 mulheres grávidas tem essa condição e isso pode durar por vários meses após o parto.

– Impetigo herpetiforme: esta condição rara geralmente começa na segunda metade da gravidez. É uma forma de psoríase. Além dos problemas de pele, ela pode causar náuseas, vômitos, febre e arrepios.

As alterações hormonais também podem causar algo chamado hiperpigmentação. A pele pode escurecer-se em certas áreas do seu corpo, dos seus mamilos até o seu rosto. Melasma, conhecida como a “máscara da gravidez”, é vivida por até 70% das mulheres grávidas.

A exposição ao sol pode piorar o escurecimento. Muitas mulheres observam que suas áreas hiperpigmentadas voltam ao normal (ou praticamente normal) depois do parto. Tendo em vista que as mulheres grávidas são um pouco mais vulneráveis quando se trata de saúde, geralmente, as tatuagens devem ser evitadas.

Como fazer uma tatuagem com segurança

Se você escolher fazer uma tatuagem durante a gravidez, há algumas coisas que podem ser feitas para tornar a sua experiência mais segura. Você pode querer visitar vários estúdios de tatuagem para comparar as suas práticas de limpeza:

– Procure por estúdios que são limpos e têm áreas separadas para piercing e tatuagem.

– Pergunte se o estúdio possui uma autoclave. Esta é uma máquina usada para esterilizar agulhas e outros equipamentos.

– Observe se suas agulhas estão sendo abertas a partir de pacotes unitários. Nenhuma agulha deve ser usada mais de uma vez.

– Certifique-se de que seu tatuador está usando novas luvas de látex enquanto faz a sua tatuagem.

– Preste atenção na tinta também. A tinta deve estar em copos de uso único que são jogados fora após a sessão. Nunca deve ser retirada diretamente de uma garrafa.

– Se algo lhe preocupa, pergunte sobre. Um bom estúdio deve ser capaz de responder rapidamente às suas perguntas e dar-lhe detalhes. Você pode até pedir para assistir o processo de preparação quando um tatuador for tatuar outra pessoa.

Se não estiver óbvio, você também deve mencionar ao seu tatuador que está grávida. Ele pode ficar mais do que feliz acompanhando-lhe no processo de esterilização e mostrando o que o estúdio está fazendo para manter as coisas seguras tanto para você, como para o bebê.

Se, em qualquer momento, você se sentir insegura ou desconfortável, vá embora. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

 

Considere fazer uma tatuagem de henna

Existem várias alternativas para tatuagens permanentes nos dias de hoje. As tatuagens temporárias obtiveram uma grande melhora nos últimos anos. Você pode encontrar uma boa seleção delas em muitas lojas e várias são lindas.

Para algo que dure ainda mais – cerca de duas semanas – você pode considerar henna, ou mehndi para algo elegante e seguro.

Em uma celebração tradicional de henna, a futura mamãe seria frequentemente esfregada com especiarias e óleos e depois decorada com henna em suas mãos e pés. Achavam que esta prática protegia do olho maligno ou de espíritos ruins. A henna é aplicada em desenhos intrincados usando uma pipeta. Então deixam secando por cerca de meia hora. Uma vez seca, basta removê-la ou lavá-la com água.

Esta forma antiga de arte corporal tem sido usada há séculos em áreas do sul da Ásia, África do Norte e Oriente Médio. A própria pasta é geralmente feita de ingredientes seguros, como henna em pó, água e açúcar. Às vezes, os óleos essenciais estão incluídos, mas tenha cuidado, uma vez que é melhor evitar alguns durante a gravidez.

Você pode tentar aplicar os desings por conta própria, usando instruções em sites populares. Alternativamente, você pode procurar um artista de henna profissional perto de onde você mora.

Conclusão

Você pode fazer uma tatuagem enquanto estiver grávida? A resposta é sim e não.

Ir a um estúdio com uma boa reputação pode ser seguro, mas você nunca pode prever se a sua tatuagem se infeccionará durante o processo de cicatrização. Certifique-se de saber como são os sinais de infecção e converse com seu médico sobre os seus próprios riscos.

Com o potencial de contrair doenças como o HIV e a hepatite B, o risco pode não valer a pena. Existe risco de infecção com uma tatuagem e as mulheres grávidas podem proteger melhor a sua saúde esperando para fazer o design após o nascimento do bebê.

No final, você deve falar com seu médico antes de marcar a sua tatuagem. Além disso, considere alternativas temporárias, como o henna.

Fonte: Healthline

 

Precisa de Consultas, Exames e Medicamentos? Conheça o Cartão Doutor Já!