Quais Exercícios Físicos São Adequados Para as Crianças?

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Redação
Quais Exercícios Físicos São Adequados Para as Crianças?

Encoraje o seu Filho!

Nunca é cedo demais para encorajar as crianças a amar atividades físicas e apresentar esportes divertidos.  Os médicos dizem que participar de diferentes atividades físicas desenvolvem as habilidades motoras , fortalecem os músculos além de reduz o risco de desenvolver futuras lesões.

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É recomendado que as crianças pratiquem pelo menos 1 hora de exercício por dia. Isso pode parecer muito, mas é fácil perceber como os minutos podem fazer sentido quando você considerar todo o tempo que as crianças gastam correndo e brincando diariamente.

Aqui estão algumas orientações para ajudar você a escolher as atividades físicas adequadas para a idade dos seus filhos.

 

5 anos de idade ou menos

Alunos de Educação Infantil podem jogar em times de futebol e vôlei, contanto que as suas expectativas sejam realistas. Qualquer esporte nessa idade deve ser sobre jogar e não competir. A maior parte das crianças com 5 anos de idade não tem uma coordenação boa o suficiente para mostrar verdadeiras  habilidades de manipulação de bola no campo de futebol ou na quadra de basquete.

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As crianças nessa idade tendem a amar água. Não tem problema apresentar a água às crianças, de forma segura, entre os 6 meses e 3 anos de idade. Recomenda-se que essas crianças e seus pais primeiro se matriculem em um curso básico. Esses, geralmente, ensinam a fazer bolhas e explorar movimentos debaixo d’água antes de começar, efetivamente, as aulas de natação. As crianças estão prontas para aprender a controlar a respiração, boiar e dar golpes básicos com cerca de 4 ou 5 anos de idade.

 

6 a 8 anos de idade

As crianças desenvolveram-se o suficiente com 6 anos de idade, sendo, assim, possível passar uma bola de futebol ou basquete. Elas também podem fazer rotinas de ginástica e pedalar conduzindo com confiança uma bicicleta. Agora é a hora de expor à criança uma diversidade de atividades físicas.

Diferentes esportes são importantes para o crescimento de forma diferente e a variedade ajuda a assegurar o desenvolvimento da saúde de uma forma geral.  Lesões devido ao uso em excesso (tais como fraturas por estresse e dor no calcanhar em jogadores de futebol) são cada vez mais comuns e acontecem quando as crianças jogam o mesmo esporte ano após ano.

 

9 a 11 anos de idade

Se as crianças estiverem interessadas em participar de eventos como triatlos pequenos e corridas de longa distância, estes são seguros desde que as crianças tenham treinado para o evento e mantenham uma hidratação saudável.

 

12 a 14 anos de idade

As crianças podem perder o interesse no ambiente estruturado dos esportes organizados quando chegarem à adolescência. Elas podem querer se concentrar em exercícios de fortalecimento muscular ou força. Mas a menos que o seu filho tenha entrado na puberdade, desestimule o levantamento de pesos pesados.

Encoraje opções mais seguras, tais como tubos e faixas elásticos, bem como exercícios de peso corporal como agachamentos e flexões. Estes desenvolvem força sem colocar ossos e articulações em perigo.

Pré-adolescentes nunca devem tentar um máximo de uma repetição (o peso máximo que uma pessoa pode levantar em uma tentativa) na sala de musculação.

As crianças estão no maior risco possível de lesões durante períodos de surto de crescimento, como aqueles experienciados durante os primeiros anos da adolescência. Uma criança que levanta muito peso , arremessa, ou corre de forma incorreta, pode sofrer lesões significativas.

 

15 anos de idade ou mais

Uma vez que o seu filho tenha passado pela puberdade e esteja pronto para levantar peso, peça-lhe que faça uma aula de treinamento com pesos ou algumas sessões com um especialista. A má forma pode prejudicar os músculos e causar fraturas.

Se o seu filho expressar interesse em eventos de resistência, como triatlos e maratonas, não há motivo para negar (apesar de muitas corridas exigirem uma idade mínima). Lembre-se que o tratamento adequado é tão importante para os adolescentes como para os seus pais.  Apenas vigie a alimentação e hidratação e aprenda a reconhecer os sinais de doenças relacionadas ao calor.

Construir uma base saudável é importante para fazer com que os filhos sejam adultos saudáveis. As crianças são naturalmente ativas e encorajar isso com a orientação adequada criará hábitos duradouros.

Fonte: Healthline

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