Quantas Vezes Você Urina Por Dia Diz Alguma Coisa Sobre a Sua Saúde?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Quantas Vezes Você Urina Por Dia Diz Alguma Coisa Sobre a Sua Saúde?

Frequência urinária e a sua saúde

Uma pessoa saudável pode urinar de 4 a 10 vezes por dia. A quantidade média, entretanto, é, geralmente, entre 6 e 7 vezes em um período de 24 horas.  Mas não é nada fora do comum urinar mais vezes ou menos em um dia qualquer.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

 

O quanto você urina depende de muitos fatores, como:

– Idade
– Quanto você bebe em um dia
– O que você bebe
– Condições médicas, como diabetes ou uma infecção do trato urinário
– Uso de medicação
– Tamanho da bexiga

Circunstâncias especiais, como a gravidez e as semanas após o parto, podem também afetar a frequência do xixi. Durante a gravidez, uma mulher urina mais frequentemente devido a mudanças dos fluidos, como também pela pressão na bexiga feita pelo feto em crescimento.  Após o parto, uma mulher terá um aumento na produção urinária por até oito semanas. Isso ocorre por causa dos fluidos extras que ela pode ter recebido durante o parto através de um medicamento, intravenoso, bem como a resposta natural do corpo para mobilizar e eliminar fluidos após o nascimento do bebê.

Condições médicas

Diversas condições médicas podem afetar a quantidade de vezes você urina, tal como uma incontinência urinária ou retenção, ou problemas de próstata para os homens. Outras condições que podem causar micção excessiva incluem:

 Diabetes
Se você tiver diabetes ou diabetes não diagnosticada, o açúcar extra na sua corrente sanguínea faz com que os fluidos se desloquem a fim de que você urine mais frequentemente.

Hipo ou hipercalcemia
Se os níveis de cálcio no seu corpo estiverem desequilibrados, se eles estiverem muito altos ou baixos, o fluxo de urina no seu corpo pode ser perturbado.

Anemia falciforme
Essa condição pode afetar o funcionamento dos rins e a concentração de urina. As pessoas com anemia falciforme podem, então, urinar com mais freqüência.

Uma infecção do trato urinário (ITU) é outra condição que pode afetar o número de vezes que você urina. Tanto os homens quanto as mulheres podem desenvolver ITUs, apesar de serem mais comuns em mulheres. Uma ITU pode fazer com que você sinta uma necessidade urgente de urinar, mesmo se recentemente você tiver esvaziado a sua bexiga.

Durante uma infecção, você pode perceber que urina com mais freqüência, mas em menores quantidades. Você provavelmente também sentirá uma sensação de ardência quando urinar.

Há muitas causas possíveis para uma ITU, então, é melhor procurar o seu médico se você suspeitar de uma infecção no seu trato urinário.

Certas condições podem fazer com que você tenha uma produção/saída de urina abaixo da média. Para os homens, isso pode acontecer graças a um aumento da próstata. Um aumento da próstata é frequentemente causado pela hiperplasia prostática benigna (HPB), que não é cancerígena ou uma consequência do câncer de próstata.

Quando a próstata aumenta, ela pode bloquear o fluxo de urina da bexiga. Isso pode fazer com que você seja incapaz de esvaziar completamente a bexiga, mesmo após a micção.

Pessoas com problemas cardíacos, hipertensão, ou mau funcionamento renal, geralmente tomam medicações que são chamadas diuréticas. Os diuréticos retiram os fluidos extras da sua corrente sanguínea e os deslocam para dentro dos rins. Tomar diuréticos pode fazer com que você urine mais frequentemente.

Alguns diuréticos comuns incluem:

– Clorotiazida

– Clortalidona

– Hidroclorotiazida

– Indapamida

– Metolazona

– Bumetanida

– Furosemida

– Torsemide

– Amiloride

– Eplerenona

– Espironolactona

– Triamterene


O álcool e a cafeína podem ter efeitos diuréticos, fazendo com que você precise ir ao banheiro mais vezes. Quando consumir essas substâncias, urinar frequentemente provavelmente não será um sinal de um problema médico.


A cafeína é encontrada em muitos alimentos e bebidas, incluindo:

– Café

– Chá

– Refrigerante

– Chocolate quente

– Bebidas energéticas

 

Beber grandes quantidades de água durante o dia também pode aumentar a sua produção de urina e a frequência da micção.

Se você recentemente fez um exame que envolveu injetar corante/tinta no seu corpo, como uma tomografia computadorizada, você pode urinar mais tendo em vista que é a forma que o seu corpo elimina os fluidos extras.

Procurando ajuda

Se estiver urinando muito todos os dias a ponto de você sentir que está afetando a sua qualidade de vida, converse com o seu médico. Você pode ter uma condição médica subjacente, tal como uma bexiga hiperativa.  Isso pode ser tratado.

Você também deve conversar com o seu médico se estiver fazendo xixi raramente, ou se sentir que a sua bexiga não esvazia completamente mesmo quando você urina, especialmente se você for um homem mais velho.  

Outros sintomas que justificam uma ligação para o seu médico são:

– Febre e dor nas costas

– Sangue na sua urina

– Urina branca e turva

– Urina descolorida

– Urina anormal ou com cheiro forte

Tratamento

O seu tratamento dependerá da condição que está causando os seus sintomas.  Se você estiver grávida, por exemplo, a micção frequente continuará até você dar à luz.

Se os seus sintomas forem causados por uma condição médica, tratar a condição pode ajudar.  Por exemplo, se você tiver diabetes, administrar a sua glicose deve reduzir a sua vontade de urinar.

Se a frequência da micção for causada por uma ITU, uma vez que a ITU for resolvida, a sua produção de urina deve voltar ao normal.  Se você tiver uma próstata aumentada bloqueando o fluxo de urina, você pode precisar de remédio para aumentar o fluxo de urina ou diminuir o tamanho da próstata. Se você estiver usando um medicamento diurético para insuficiência cardíaca ou pressão alta, seu médico pode tentar ajustar a sua dose para ajudar nos sintomas.

Panorama

Se você estiver preocupado com a quantidade de xixi que está fazendo, converse com o seu médico. Ele pode tranquilizar a sua mente e dizer que a sua produção urinária é normal ou pode reconhecer sintomas adicionais.

Uma análise de urina, que pode ser feita no consultório do seu médico, consegue fornecer informações úteis sobre a saúde do seu trato urinário. Identificar qualquer problema subjacente é o primeiro passo para encontrar um plano de tratamento bem sucedido.

Dicas para um trato urinário saudável

É importante notar que para as mulheres urinar antes ou depois do sexo, a direção/ o sentido da limpeza, banheiras de hidromassagem, duchas e uso deabsorventes não demonstraram causar ou prevenir infecções do trato urinário.

Além de informar ao seu médico sobre qualquer dificuldade que você tem ao urinar, ou qualquer preocupação sobre a frequência com que você está urinando,

veja algumas dicas para diminuir a irritação genital e urinária:

– Coma alimentos ricos em probióticos, especialmente o lactobacilo, que é encontrado no iogurte e no kefir. Estudos sugerem que isso pode ser útil para mulheres com ITUs recorrentes.

– Se você usar sabonete na área genital, use um produto sem perfume para peles sensíveis.

– Use roupas íntimas de algodão largas/soltas.

– Evite calças jeans apertadas e leggings.

– Considere não usar roupas íntimas quando for dormir para ajudar a manter a área genital mais fria.

– Beba de seis a oito copos de água por dia.

– Evite o consumo excessivo de álcool, refrigerante ou cafeína.

– Evite coisas que possam causar irritação da bexiga, como adoçantes artificiais e cigarros.

Fonte: Healthline

 

Precisa de Consultas, Exames e Medicamentos? Conheça o Cartão Doutor Já!