Descubra como remover a pele morta do seu rosto

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Descubra como remover a pele morta do seu rosto

Como remover a pele morta?

A sua pele passa por um ciclo de renovação natural a cada 30 dias. Quando isso acontece, a camada superior da pele (epiderme) descama, revelando uma nova pele da camada intermediária da pele (derme). 

Contudo, o ciclo de renovação de células não é sempre tão definido. Às vezes, as células mortas não descamam totalmente, o que leva à pele escamosa, manchas secas e poros entupidos. Você pode ajudar seu corpo a eliminar essas células através da esfoliação.

A esfoliação é um processo de remoção das células epiteliais mortas com uma substância ou utensílio conhecido como esfoliante. Os esfoliantes vêm em muitas formas, de tratamentos químicos a pincéis. 

Abaixo iremos te explicar sobre como escolher o melhor esfoliante para remover a pele morta.

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!

Conheça o seu tipo de pele

Antes de escolher um esfoliante, é importante saber qual tipo de pele você tem. Mantenha na mente que o seu tipo de pele pode mudar com a idade, mudanças de temperatura (clima) e fatores do estilo de vida, como fumar. 

Há cinco tipos principais de pele:

  • Seca

 É mais provável que esse tipo de pele tenha manchas secas e exija mais umidade. Você provavelmente percebe que sua pele fica ainda mais seca em clima frio e seco.

  • Combinada

Esse tipo de pele não é seco, mas também não é totalmente oleoso. Você pode ter uma zona T oleosa (nariz, testa e queixo) e secura ao redor das bochechas e da mandíbula. A pele combinada é o tipo de pele mais comum.

  • Oleosa

Esse tipo de pele é caracterizado pelo excesso de sebo, os óleos naturais produzidos pelas glândulas sebáceas sob os poros. Isso geralmente leva a poros entupidos e acne. 

  • Sensível

Este tipo de pele é facilmente irritado por fragrâncias, produtos químicos e outros materiais sintéticos. Você pode ter uma pele sensível que também é seca, oleosa ou combinada. 

  • Normal

Esse tipo de pele não tem secura, oleosidade ou sensibilidade. É muito rara, pois a pele da maioria das pessoas tem pelo menos alguma oleosidade ou secura.

Você pode ver um dermatologista ou esteticista para ajudar a determinar o seu tipo de pele. Você também pode fazer isso em casa ao seguir esses passos:

  1. Lave o seu rosto, certificando-se de remover bem qualquer maquiagem.
  2. Seque o seu rosto, mas não aplique qualquer toner ou hidratante. 
  3. Espere uma hora e, em seguida, passe suavemente um lenço de papel em diferentes partes do seu rosto.

E então,

  • Se o lenço absorver o óleo de todo o seu rosto, você tem pele oleosa
  • Se o lenço absorver o óleo em algumas áreas, você tem pele combinada
  • Se o lenço não tiver nenhum óleo, você tem pele normal ou pele seca 
  • Se você tem áreas escamosas, você tem a pele seca.

Enquanto possa parecer que a pele seca seja o único tipo que tenha escamas de células epiteliais mortas, na verdade, isso pode acontecer com qualquer tipo. Então, mesmo que você encontre algumas escamas, você deve utilizar um esfoliante que seja mais adequado para seu tipo de pele.

Esfoliação química

Enquanto soa forte, a esfoliação química é atualmente o método de esfoliação mais gentil. Mesmo assim, certifique-se de seguir todas as instruções do fabricante porque você pode facilmente exagerar. 

Alfa hidroxiácidos

Os alfa hidroxiácidos (AHAs) são ingredientes vegetais que ajudam a dissolver as células mortas da pele na superfície do seu rosto. Eles funcionam melhor para os tipos de pele seca e normal.

AHAs comuns incluem:

  • Ácido glicólico
  • Ácido cítrico
  • Ácido málico
  • Ácido lático

Você pode encontrar produtos que contenham um ou uma combinação de AHAs. Contudo, se você nunca usou AHAs, considere começar com um produto que contenha apenas um AHA para que você consiga observar como a sua pele reage a tipos específicos. 

Beta hidroxiácidos

Os beta hidroxiácidos (BHAs) removem as células epiteliais mortas do fundo dos seus poros, o que pode ajudar a reduzir acne. Eles são uma boa opção para a pele oleosa e combinada, bem como para a pele com cicatrizes de acne ou manchas solares.

Um dos BHAs mais conhecidos é o ácido salicílico. 

Enzimas 

Os peelings de enzimas contêm enzimas, geralmente de frutas, que removem as células mortas da pele do rosto. Ao contrário dos AHAs ou BHAs, os peelings de enzimas não aumentam a renovação celular, o que significa que não exporão uma nova camada de pele. Isso os torna uma opção especialmente boa para pessoas com pele sensível.

Esfoliação mecânica 

A esfoliação mecânica funciona ao remover fisicamente as células epiteliais mortas ao invés de dissolvê-las. É menos gentil que a esfoliação química e funciona melhor para peles normais e oleosas. Evite fazer uma esfoliação mecânica se tiver pele sensível ou seca. 

Pós

Pós esfoliantes usam partículas finas para absorver o óleo e remover a pele morta. Para usá-lo, misture o pó com um pouco de água até formar uma pasta que você possa espalhar no rosto. Para resultados mais fortes, use menos água para criar uma pasta mais espessa.

Escovação a seco 

A escovação a seco envolve o uso de cerdas macias para remover a pele morta. Use uma escova pequena com cerdas naturais e escove suavemente a pele úmida em pequenos círculos por até 30 segundos. Você só deve usar esse método em peles livres de pequenos cortes ou irritações.

Toalhinha 

Se você é um dos poucos sortudos com pele normal, poderá esfoliar apenas secando o rosto com uma toalhinha. Depois de lavar o rosto, mova suavemente uma toalhinha macia fazendo pequenos círculos para remover as células mortas da pele e secar o rosto.

O que não usar ?

Independentemente do seu tipo de pele, para remover a pele morta, evite esfoliantes que contenham partículas irritantes ou grossas, que podem machucar a sua pele. Quando falamos de esfoliação, nem todos os produtos são feitos da mesma maneira. Muitos esfoliantes possuem componentes muito fortes para a pele.

Fique longe de esfoliantes que contenham: 

  • Açúcar
  • Grânulos
  • Cascas de nozes
  • Micróbios
  • Sal grosso
  • Bicarbonato de sódio

Dicas importantes para remover a pele morta

A esfoliação geralmente deixa você com uma pele mais suave e macia. Para manter esses resultados, dê prosseguimento com um bom hidratante adequado ao seu tipo de pele.

Se você tem pele seca, escolha um creme hidratante, que é mais rico que uma loção. Se você tem uma pele combinada ou oleosa, procure uma loção leve, sem óleo ou um hidratante à base de gel. 

Enquanto você provavelmente já saiba da importância de usar protetor solar, é ainda mais importante se você fez uma esfoliação. 

A esfoliação mecânica e com ácidos remove uma camada completa de pele do seu rosto. A pele recentemente exposta é muito sensível à luz do sol e muito mais propensa a queimar.

Além disso, você ter muito cuidado com a esfoliação se tiver:

  • Um surto de acne
  • Uma condição subjacente que causa lesões no rosto, como herpes simplex
  • Rosácea
  • Verrugas

Finalmente, antes de tentar um produto novo na pele faça um pequeno teste primeiro. Aplique um pouco do novo produto em uma pequena área do corpo, como a parte interna do braço. Siga as instruções do fabricante para aplicação e remoção.

Se você não notar nenhum sinal de irritação após 24 horas, tente usá-lo no rosto.

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!

Fonte: Health Line