Ruptura de Ligamento (LCA)

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Ruptura de Ligamento (LCA)

Visão geral

Também conhecido como lágrima do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma lesão do ligamento do joelho. O LCA estabiliza o seu joelho, então romper esse ligamento parcialmente ou completamente pode causar dor ou inchaço. É uma lesão comum entre atletas. Ignorar um ligamento cruzado anterior rompido pode levar a complicações. O jogador Fred, do Cruzeiro,

rompeu o Ligamento Cruzado Anterior em março desse ano, sendo essa a lesão mais grave de sua carreira.

Estudos mostram que lesões do LCA são de 2 a 10 vezes mais prováveis de ocorrerem em atletas mulheres do que atletas homens.

 

Causas

Lágrimas nos LCA geralmente ocorrem em pessoas ativas. Certos movimentos tendem a causar lesões no LCA:

  • Pousar de pés chatos de um salto
  • Estender em excesso a sua articulação do joelho
  • Mudar a direção rapidamente
  • Mudar a velocidade durante a corrida

Você também pode lesionar o seu LCA se o lado do seu joelho for atingido.

 

Reconhecendo os sintomas de uma lágrima do LCA

Alguns dos principais sintomas são:

  • Estalo na hora da lesão
  • Inchaço dentro de 6 horas após a lesão
  • Dor ao andar
  • Rodar ou virar a perna machucada
  • Joelho está instável, como se não sustentasse mais você.

 

Diagnóstico

Uma lágrima no LCA precisa ser examinada por um ortopedista (cirurgião) ou um especialista em joelhos. O seu médico poderá pedir os seguintes exames:

  • Um raio-X
  • Uma ressonância magnética
  • Tomografia computadorizada de seu joelho

 

Tratamento

O tratamento dependem da extensão da lesão. Algumas pessoas podem continuar as suas vidas normalmente com uma lesão do LCA, mas podem, posteriormente, sofrer de outras lesões do joelho. Para um atleta, cirurgia e fisioterapia podem ser as melhores opções para retomar suas atividades o mais rápido possível.

Em todos os casos, é importante ver um profissional da saúde imediatamente a fim de ter certeza de que não tem nenhum osso quebrado ou outras lesões.

Se o seu joelho estiver azul, procure ajuda médica imediatamente, pois os seus vasos sanguíneos podem estar lesionados.

 

Cirurgia

Algumas vezes, esse tipo de lesão requer a cirurgia de ligamento do joelho, podendo haver uma completa reconstrução cirúrgica.

Quando você se machucar, o seu médico poderá recomendar um remédio para dor que não precise de receita (como ibuprofeno).

Após a cirurgia, você pode precisar de 6 meses de fisioterapia para recuperar toda a série de movimentos e força das pernas.

Cirurgias reconstrutivas geralmente têm bons resultados, fazendo com que você sinta menos dor e tenha mais força na perna e estabilidade do joelho. Com o tratamento apropriado, você deve ter uma boa recuperação, mas a artrite é um potencial risco para o joelho. Entretanto, pode ser pior se a cirurgia não for feita, dependendo se a pessoa irá retornar ou não aos esportes ativos.

 

Como evitar

Se você for um atleta, aprenda e pratique técnicas preventivas para reduzir a pressão no seu joelho. Pousar nas pontas dos pés, ao invés de pés chatos, por exemplo, permite que os músculos da panturrilha apoiem o corpo. Isso diminui a pressão desnecessária nos joelhos.

 

Fonte: Healthline