Saiba Quais São os 7 Benefícios de Beber Água Para a Saúde

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Redação
Saiba Quais São os 7 Benefícios de Beber Água Para a Saúde

 

Aqui estão 7 benefícios para a sua saúde devido ao grande consumo de água.

 

1. Água ajuda a maximizar o desempenho físico

Se nós não permanecermos hidratados, o nosso desempenho físico pode sofrer. Isso é particularmente importante durante exercícios intensos e alta temperatura.

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A desidratação pode ter um efeito notável se você perder tão pouco quanto 2% do conteúdo de água do seu corpo. No entanto, não é incomum os atletas perderem até 6-10% de sua água corporal por meio do suor.

Isso pode levar a um controle alterado da temperatura corporal, a uma redução da motivação, um aumento da fadiga e pode fazer o exercício parecer ser muito mais difícil, tanto física quanto mentalmente. Já foi demonstrado que a hidratação ideal evita que isso ocorra e ela pode até reduzir o estresse oxidativo que ocorre durante o exercício de alta intensidade. Isso não é surpreendente quando você considera que 80% do músculo é água.

Então, se você se exercita intensamente ou tende a suar muito, permanecer hidratado pode ajudá-lo a ter o melhor desempenho possível.

Resumindo: perder tão pouco quanto 2% do teor de água do seu corpo pode prejudicar significativamente o desempenho físico.

 

2. A hidratação tem um grande efeito nos níveis de energia e na função cerebral

O seu cérebro é fortemente influenciado pelo estado de hidratação.

Estudos mostram que até uma desidratação suave (1-3% do seu peso corporal) pode prejudicar muitos aspectos da função cerebral.

Em um estudo com jovens mulheres, a perda de líquido de 1,36% após o exercício prejudicou o humor e a concentração, além de aumentar a frequência de dores de cabeça.

Outro estudo similar, dessa vez com jovens homens, mostrou que a perda de líquido de 1,59% foi prejudicial à memória de trabalho e aumentou sentimentos de ansiedade e fadiga.

Uma perda de fluido de 1-3% é igual a cerca de 0,5-2 kg de perda de peso corporal em uma pessoa que pesa 68Kg. Isso pode ocorrer facilmente ao longo das atividades diárias normais, sem falar durante exercícios ou altas temperaturas.

Muitos outros estudos, que vão desde crianças até idosos, mostraram que a desidratação leve pode prejudicar o humor, a memória e o desempenho cerebral.

Resumindo: a desidratação leve (perda de fluido de 1-3%) pode prejudicar os níveis de energia e o humor, além de levar a grandes reduções na memória e no desempenho cerebral.

 

3. Beber água pode ajudar a prevenir e a tratar dores de cabeça

A desidratação pode desencadear dores de cabeça e enxaquecas em algumas pessoas.  

Muitos estudos mostraram que a água pode ajudar a aliviar dores de cabeça nas pessoas que estiverem desidratadas.  Entretanto, isso parece depender do tipo de dor de cabeça.

Um estudo com 18 pessoas descobriu que a água não tinha nenhum efeito na frequência das dores de cabeça, mas que reduzia a intensidade e a duração de alguma maneira.  

Resumindo: Beber água pode, algumas vezes, ajudar a aliviar sintomas da dor de cabeça, especialmente nas pessoas que estiverem desidratadas.

 

4. Beber mais água pode ajudar a aliviar constipação

A constipação é um problema comum, caracterizada por movimentos intestinais infrequentes e pela dificuldade em defecar.

Aumentar o consumo de líquidos é frequentemente recomendado como uma parte do protocolo de tratamento e há evidências que apoiam isso.  O baixo consumo de água parece ser um fator de risco para constipação tanto em indivíduos jovens quanto idosos.

A água carbonatada mostra resultados particularmente promissores para o alívio da constipação, embora o motivo não seja inteiramente compreendido.

Resumindo: beber muita água pode ajudar a prevenir e a aliviar a constipação, especialmente nas pessoas que normalmente não bebem uma quantidade suficiente de água.

 

5. Beber água pode ajudar a tratar cálculos renais

As pedras urinárias são dolorosos aglomerados de cristal mineral que se formam no sistema urinário.

A forma mais comum é pedra nos rins, que se forma nos rins. Há evidências limitadas de que a ingestão de água pode ajudar a prevenir a recorrência em pessoas que já tiveram cálculos renais.

Uma maior ingestão de líquidos aumenta o volume de urina que passa pelos rins, o que dilui a concentração de minerais. Assim, os minerais são menos propensos a se cristalizarem e formarem aglomerados.

A água também pode ajudar a prevenir a formação inicial das pedras, mas estudos precisam ser feitos para confirmar isso.

Resumindo: o aumento da ingestão de água parece diminuir o risco de formação de pedras nos rins. Mais pesquisas são necessárias nesta área.

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6. A água ajuda a evitar ressacas

Uma ressaca refere-se aos sintomas desagradáveis experimentados após o consumo de álcool.  

Álcool é um diurético, então ele faz com que você perca mais água do que ingere. Isso pode levar à desidratação.  Apesar da desidratação não ser a principal causa das ressacas, ela pode causar sintomas como sede, fadiga, dor de cabeça e boca seca.

Uma boa maneira de reduzir o número de ressacas é beber um copo de água entre os drinks e tomar pelo menos um copo grande cheio de água antes de dormir.

Resumindo: as ressacas são parcialmente causadas pela desidratação e beber água pode ajudar a reduzir alguns dos seus principais sintomas.

 

7. Beber mais água pode ajudar a perder peso

Beber muita água pode ajudá-lo a perder peso.

Isto ocorre porque a água pode aumentar a saciedade e impulsionar o seu ritmo metabólico. Em dois estudos, beber meio litro de água mostrou aumentar o metabolismo em 24-30% durante 1,5 horas.

Isso significa que beber 2 litros de água todos os dias pode aumentar o seu gasto energético total em até 96 calorias por dia.

O tempo também é importante e beber água uma hora antes das refeições é o mais efetivo. Isso pode fazer você se sentir mais cheio, assim você irá ingerir menos calorias.  

Em um estudo, as pessoas que estavam de dieta e que beberam meio litro de água antes das refeições perderam 44% a mais de peso, durante um período de 12 semanas.

Na verdade, é melhor beber água fria, porque o corpo então usará energia adicional (calorias) para aumentar a temperatura corporal.

Fonte: Healthline

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