Sintomas da sinusite atacada

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Sintomas da sinusite atacada

Sobre a sinusite

Uma infecção dos seios nasais, também chamada de sinusite, é comum, mas dói muito. Ela causa pressão na cavidade nasal.Bactérias, e, em raros casos, fungos, podem ser os responsáveis por causar a infecção.

A maior parte dos casos da doença é por causa de vírus, mas logo passa. A sinusite viral é contagiosa. É difícil saber a diferença entre sinusite e resfriado, logo, conhecer os sintomas dessa infecção do nariz pode ajudar a achar a melhor cura para a sinusite.

>> Não tem Plano de Saúde? Conheça o Cartão Doutor Já

11 sintomas de sinusite

Os sintomas característicos de uma sinusite incluem:

1 – Dor e pressão nos seios nasais

Líquidos presos nos seios nasais podem encher as cavidades sinusais, fazendo você sentir muita dor e uma grande pressão. Por isso que às vezes, quando você está com sinusite, dá vontade de espirrar mas você não consegue.

A dor pode passar pras bochechas, ao redor dos olhos,nariz e até na testa, porque nessas áreas que se encontram os seios nasais. Se curvar pode piorar piorar a dor. O incômodo é tanto que às vezes, pode interferir no sono.

> Não tem Plano de Saúde? Conheça o Cartão Doutor Já

 

2 – Dor de cabeça

A doença pode fazer você ter dor na frente da cabeça. Algumas pessoas acham que essa dor se espalha para outros locais.

 

3 – Catarro escorrendo no fundo da garganta

O também conhecido como gotejamento pós-nasal, é o muco que sai do nariz para a parte de trás da garganta. Ele fazer você ter rouquidão e congestão.

 

4 – “Se sentir entupido”

Você pode ter uma infecção viral, fúngica ou bacteriana (mais raro) nos seios nasais. Isso acontece quando tem fluido preso nos seios nasais. É aí que os vírus, bactérias e fungos ficam. Por causa do acúmulo do fluido e inflamação, você pode sentir seu nariz entupido.

 

5 – Tosse

Por causa do muco descendo, você pode sentir coceira na garganta ou ficar com a sensação de ela “estar cheia”. Você provavelmente vai ter tosse, na tentativa de limpar a garganta.

 

6 – Febre

A febre é um sinal de que o corpo está lutando contra uma infecção, por isso, você pode ter febre quando estiver com sinusite. Outros sintomas associados à febre incluem arrepios, cansaço e dor no corpo.

 

7 – Muco colorido e brilhante

Vírus, bactérias ou fungos presentes no muco podem mudar a cor dele. Você pode notar que seu catarro está verde ou amarelo, ou que ao assoar o nariz, o muco está com uma cor brilhante. A sinusite faz você ficar com muito muco e você pode até achar que nunca vai acabar, não importa o quanto você assoe o nariz.

 

8 – Cansaço

Lutar contra essa infecção faz você gastar muita energia, então, é comum se sentir cansado. Você também pode ficar exausto por não conseguir respirar muito bem, ou por estar com dor.

 

9 – Bafo

O muco associado à sinusite pode ter um cheiro ruim, o que talvez cause mau hálito ou um gosto ruim na boca.

 

10 – Dor de dente

A pressão nos seios nasais pode fazer você ficar com dor na gengiva. Isso pode causar dor de dente ou dor generalizada na boca.

 

11 – Dor sinusal crônica

Algumas sinusites podem tornar-se crônicas. Apesar disso, você também pode sentir dor nos seios nasais frequentemente, mas ter outra condição.

 

É sinusite ou um resfriado?

Pode ser difícil entender a diferença entre uma sinusite e um resfriado, já que os sintomas são muito parecidos. Mas, na verdade, sinusites geralmente aparecem depois um resfriado.

As sinusites tendem a durar mais que um resfriado.

Alguns sintomas que geralmente são causados pela sinusite (mas não pelo resfriado) são:

  • Inchaço no nariz
  • Mau hálito
  • Catarro verde
  • Rosto inchado ou sensível

Diferentemente de um resfriado, a sinusite pode se tornar crônica, o que significa que pode durar por mais de 3 meses. Em alguns casos, os sintomas vão embora e depois retornam.  Sintomas de sinusite contínua – até mesmo se melhorarem e depois voltarem- podem indicar sinusite crônica.

 

Tratando a sinusite

Sinusite tem cura. Ela pode ir embora naturalmente, ou você pode tratá-la com esses remédios caseiros:

  • Aplicar uma compressa morna no nariz, o que melhora a dor e a pressão e solta o líquido nos seios nasais.
  • Fazer uma lavagem ou enxague nasal, com um spray salino ou higienizador nasal, que estão disponíveis em farmácias.
  • Tomar comprimidos anti-histamínicos para reduzir a inflamação nos seios nasais. Há uma variedade de anti-histamínicos disponíveis em supermercados.
  • Usar um spray descongestionante nasal para ajudar a limpar os seios nasais e aliviar a pressão. Esses sprays também estão disponíveis para compra em farmácias ou on-line.

Evite usar descongestionantes nasais por um longo período sem conversar com o médico antes, porque eles podem piorar a congestão se usados por muito tempo.

 

Quando procurar um médico

Uma pessoa deve procurar o seu médico se:

  • Os sintomas durarem por mais de 7 a 10 dias
  • Uma criança tiver febre por mais de um dia ou dois
  • A dor for muito intensa
  • Uma pessoa com uma suspeita de sinusite tiver um sistema imunológico enfraquecido devido a uma condição médica, remédios que suprimem o sistema imunológico ou falência de órgãos

O tratamento depende da causa. Se uma bactéria tiver causado a infecção e os sintomas forem graves ou durarem por mais de uma semana, o médico pode prescrever antibióticos. Antibióticos não funcionam em casos de sinusite crônica ou de uma sinusite causada por vírus.

 

Pior cenário

O médico também poderá recomendar esteróides para aliviar a dor e a pressão. Esses podem ajudar no caso de sinusites virais ou bacterianas, e também podem ajudar em casos de sinusites crônicas.

Se outros tratamentos não forem eficazes, o médico poderá recomendar uma cirurgia para tratar as sinusites crônicas e graves.

Algumas pessoas também podem ter pólipos nasais que causam sinusites frequentes, e um cirurgião pode facilmente removê-las. A maioria das cirurgias para sinusite crônica a pessoa pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia.

 

Visão panorâmica

A visão geral para a maior parte dos casos de sinusite é boa. Sinusites frequentemente melhoram por conta própria dentro de uma a duas semanas.  Quando elas não melhoram, a infecção pode ser bacteriana, então, antibióticos podem ajudar.

Apesar de raras, sinusites fúngicas podem ser graves e difíceis de serem tratadas.

Com os cuidados médicos adequados, a maior parte das pessoas com sinusite se recupera bem. Entretanto, se a infecção não melhorar após 3 meses, o médico pode encaminhar o indivíduo com sinusite para um especialista (otorrinolaringologista), que pode identificar e tratar a causa subjacente da sinusite crônica.