Sintomas Iniciais do HIV

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Sintomas Iniciais do HIV

Primeiros sintomas do HIV

Sintomas associados à gripe podem ser os primeiros a surgir. Eles podem ser:

 

–  Dor de cabeça

–  Febre

– Cansaço

–  Nódulos linfáticos inchados

– Dor de garganta

– Erupção cutânea

– Dor nas articulações e músculos

– Úlceras na boca

– Úlceras nos genitais

– Suor durante a noite 

– Diarreia

 

Os sintomas iniciais geralmente aparecem dentre um a dois meses após a transmissão, apesar de ser possível a aparecer duas semanas após a exposição. Algumas pessoas podem não experimentar qualquer sintoma inicial  após terem contraído o vírus. É importante lembrar que esses sintomas são comuns na saúde. Considere conversar com um profissional sobre opções de exames.

A falta de sintomas pode durar por 10 anos. Isso, entretanto, não significa que o vírus foi embora. O HIV pode progredir para o estágio 3 mesmo sem a presença de sintomas. Por causa disso é muito importante fazer os exames.

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

Os sintomas do vírus no estágio 3 incluem:

– Febres altas

– Calafrios e suores durante a noite

– Erupção cutânea

– Problemas respiratórios e tosse persistente

– Perda de peso severa

– Manchas brancas na boca

– Feridas genitais

– Fadiga regular

– Pneumonia

– Problemas de memória

 

Estágios do HIV

Dependendo da fase do HIV, os sintomas podem variar.

O primeiro estágio é conhecido como infecção de HIV aguda ou primária. Também é chamado de síndrome retroviral aguda. Durante este estágio, a maior parte das pessoas experimenta sintomas comuns de gripe que podem ser difíceis de distinguir de uma infecção gastrointestinal ou respiratória.

A próxima fase é o estágio de latência clínica. O vírus torna-se menos ativo, apesar de ainda estar no corpo. As pessoas não experimentam sintomas enquanto o vírus se desenvolve. Esse período de latência pode durar uma década ou mais. Muitas pessoas não apresentam sintomas durante esse período de 10 anos.

A fase final é o estágio 3. Durante esta fase, o sistema imunológico está gravemente danificado e é vulnerável a infecções oportunistas. Uma que ele progride para esse estágio, sintomas como náuseas, vômitos, fadiga e febre podem tornar-se aparentes.

 

É contagioso?

O HIV no corpo por um curto período de tempo já é contagioso. Durante esta fase, a corrente sanguínea contém níveis mais altos de HIV, o que facilita a transmissão para outras pessoas.

Uma vez que nem todos têm sintomas iniciais do HIV, testar é a única forma de saber se o vírus foi contraído. Um diagnóstico precoce também fornece o tratamento para eliminar o risco de transmissão do vírus para seus parceiros sexuais.

 

Outras considerações

Quando se trata dos sintomas de HIV, lembre-se de que nem sempre o HIV é o que faz com que as pessoas se sintam doentes. Muitos sintomas do HIV, particularmente os mais severos, surgem das chamadas infecções oportunistas.

Os microorganismos responsáveis por essas infecções geralmente são mantidos à distância em pessoas que possuem um sistema imunológico intacto. No entanto, quando o sistema imunológico está comprometido, esses germes podem atacar o corpo e causar doenças. As pessoas que não apresentam sintomas durante o estágio inicial do HIV podem se tornar sintomáticas e começar a se sentir doente se o vírus progredir.

 

Seja testado

Embora possa ser desgastante fazer exames para ver se possui HIV, é importante fazê-lo. Mesmo sem sintomas, uma pessoa vivendo com HIV que não está em tratamento ainda é contagiosa. Ela pode transmitir o vírus a outras pessoas através de uma troca de fluidos corporais. No entanto, o tratamento de hoje pode efetivamente eliminar o risco de transmitir o vírus aos parceiros sexuais de uma pessoa que é HIV-negativo.

Fazer o exame é a única maneira de determinar se o vírus está no corpo. As pessoas que se envolveram em fatores de risco conhecidos, como sexo sem camisinha ou compartilhamento de agulhas, precisam procurar seus profissionais de saúde para fazerem os exames.

Fonte: Healthline

 

Se precisar de consultas, conte conosco!

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis