Sua Tatuagem Infeccionou? Saiba o que fazer

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Sua Tatuagem Infeccionou? Saiba o que fazer

Visão geral

As tatuagens estão se tornando mais aceitas no local de trabalho em muitas indústrias. Você pode ver muitos colegas de trabalho, o seu chefe ou um gestor executivo com tatuagens visíveis, até mesmo em escritórios tradicionais. Nesse artigo vamos falar tudo que você precisa saber se estiver com uma tatuagem infeccionada. É importante lembrar, porém, que nenhuma dica nesse artigo dispensa a ida ao médico.

A popularidade das tatuagens pode fazer com que você pense que não é tão arriscado fazer uma.  Mas fazer uma tatuagem tem sim um risco: inserir uma agulha coberta de tinta na sua pele pode trazer substâncias estranhas ou infecções pra dentro do seu corpo.

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Não faça uma tatuagem com uma pessoa ou em um estúdio que não tenha instrumentos adequadamente limpos ou que não dê instruções de como manter sua nova tatuagem limpa. Isso pode levar a doenças de pele, infecções ou outros problemas de saúde.

Aqui está o que você precisa saber sobre como reconhecer uma possível infecção, tratar a área afetada e mais.

 

Como identificar uma tatuagem infeccionada

O sintoma mais comum de uma tatuagem infeccionada é uma erupção cutânea ou pele vermelha e irregular ao redor da área onde você fez a tatuagem.

Em alguns casos, a sua pele pode estar apenas irritada por causa da agulha, especialmente se você tiver uma pele sensível.  Se esse for o caso, os seus sintomas devem sumir após alguns dias.

Mas se esses sintomas continuarem por uma semana ou mais, procure o seu tatuador ou um médico.

Procure o seu médico se você tiver um ou mais dos sintomas abaixo:

  • Febre
  • Sentir ondas de calor e frio
  • Arrepios anormais
  • Inchaço na área tatuada
  • Pus saindo da área tatuada
  • Lesões vermelhas em torno da área tatuada
  • Áreas de tecido duro e elevado

 

Infecção estafilocócica

A infecção estafilocócica pode acontecer com a tatuagem infeccionada. Apesar das infecções desse tipo serem tratáveis, a bactéria estafilocócica pode, muitas vezes, desenvolver resistência a antibióticos comuns, tornando os tratamentos prescritos ineficazes.

As bactérias Staphylococcus aureus, especialmente o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), podem também entrar na corrente sanguínea e nos órgãos internos. Quando isso acontece, outras condições podem se desenvolver. Alguns exemplos são sepse, artrite e síndrome do choque tóxico.

Alguns sintomas comuns da infecção estafilocócica incluem:

  • Sede extrema
  • Dores em seus ossos ou músculos
  • Febre alta de 38,9 graus Celsius ou mais
  • Inchaço da área infectada
  • Feridas que estão na área infectada e preenchidas com pus ou fluido
  • Impetigo (uma erupção cutânea amarelo-amarronzada)
  • Diarreia

Veja o seu médico imediatamente ou vá para a emergência se você tiver qualquer um desses sintomas após fazer uma tatuagem.

 

Tatuagem infeccionada: O que fazer

Pequenos inchaços e erupções cutâneas geralmente podem ser administrados em casa com pomada antibacteriana, limpeza adequada e repouso.

Se você tiver uma infecção, o tratamento dependerá da causa. O seu médico pode retirar uma amostra do tecido (biopsia) para ver qual bactéria ou vírus está causando a infecção.

Na maior parte dos casos, o seu médico pode prescrever um antibiótico para ajudar a parar a infecção. Em casos graves de infecção, os tratamentos com antibióticos para a tatuagem infeccionada podem durar semanas ou meses.

Se a sua infecção for causada pela bactéria MRSA, os antibióticos podem não ser benéficos. Se a MRSA causar um abscesso, o seu médico poderá drená-lo ao invés de prescrever antibióticos.

Em raros casos de infecção, a cirurgia pode ser necessária para reparar a sua pele. Se o seu tecido tiver morrido devido à infecção (necrose), pode ser necessária uma cirurgia para remover completamente o tecido infeccionado.

Os inchaços persistentes, às vezes com coceira, e dor em sua tatuagem infeccionada podem ser sinais de uma infecção micobacteriana atípica. Isso requer tratamento antibiótico para tatuagem infeccionada de longo prazo.

 

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde

 

Quando procurar um médico

Se você começar a se sentir febril e perceber uma escuridão ou casca anormal ao redor da área tatuada, consulte um médico. Esses são sinais comuns de infecção. Você também deve procurar um médico se a erupção cutânea e o inchaço durarem por mais de uma semana.

Se a infecção não for tratada o mais cedo possível, ou se não puder ser tratada adequadamente porque a bactéria se tornou resiste ao antibiótico, podem surgir abscessos. A remoção pode requerer um tratamento especial no hospital.

Você também deve procurar um médico se você sentir coceira desconfortável na área ao redor da tatuagem ou se a área estiver expelindo pus ou fluido. Você pode estar tendo uma reação alérgica à tinta.

Uma reação alérgica também pode levar ao choque anafilático. Isso faz com que sua garganta feche e sua pressão sanguínea se torne perigosamente baixa. Vá para a emergência imediatamente se este tipo de reação alérgica ocorrer.

 

A visão geral

As tatuagens infectadas geralmente são fáceis de tratar e ainda mais fáceis de prevenir. A maioria das infecções pode ser tratada dentro de uma semana com antibióticos. No entanto, algumas infecções podem ser muito graves e requerem antibióticos ou outros medicamentos por um longo tempo.

Aprender a como escolher um bom tatuador e a como cuidar da sua tatuagem é crucial para se certificar de que sua tatuagem cure bem, não se infecte e fique parecendo com o que você queria.

Infecções ruins podem resultar no uso de antibióticos por um longo período, mas geralmente não causam problemas duradouros de saúde. No entanto, embora seja raro, é possível obter uma doença como hepatite ou HIV de uma agulha de tatuagem ou infecção não tratada. Nestes casos, você pode precisar de um tratamento mais intensivo e de longo prazo.

 

Como evitar uma tatuagem infeccionada?

Antes de fazer uma tatuagem, descubra se você é alérgico a qualquer ingrediente presente na tinta. Certifique-se de perguntar ao seu tatuador quais ingredientes estão contidos na tinta. Se você for alérgico a qualquer um dos ingredientes, peça uma tinta diferente ou evite totalmente se tatuar. Entretanto, mantenha em mente que pode ser difícil saber o que exatamente está presente na tinta, pois ela não é regulada.

Certifique-se de que todos os itens, que tocarem a sua pele, tenham sido esterilizados.  Não se sinta tímido ao perguntar ao tatuador como o estúdio esteriliza seus instrumentos e cumpre os padrões de segurança. É a sua saúde!

 

Extras

Outras coisas pra pensar de fazer uma tatuagem incluem:

  • Esse estúdio de tatuagem é licenciado? Os estúdios licenciados devem ser inspecionados por uma agência de saúde e devem atender a certos requisitos de segurança para permanecerem abertos.
  • O estúdio de tatuagem é respeitável? Vale a pena visitar alguns estúdios de tatuagem antes de decidir fazer uma tatuagem para ver quão confiável o local é. Ler comentários online, ou ouvir sobre a loja através do boca a boca, é uma boa maneira de avaliar o quão seguro o estúdio é.
  • O seu tatuador em potencial segue os procedimentos de segurança? Seu tatuador deve usar uma nova agulha esterilizada sempre que começar uma tatuagem. Ele também deve usar luvas o tempo todo.

Se o seu tatuador der instruções sobre como cuidar da sua tatuagem, siga atentamente essas recomendações. Se ele não lhe fornecer diretrizes claras depois do processo, ligue para ele. O tatuador deve ser capaz de fornecer as informações sobre os cuidados posteriores.

 

Como fazer para se curar

De forma geral, você deve fazer o seguinte para se certificar de que a área se cure adequadamente:

  1. De três a cinco horas após você ter feito a tatuagem, remova o curativo.
  2. Lave suas mãos com sabonete antibacteriano e água
  3. Use uma toalha limpa e seca ou uma toalha de papel para dar tapinhas na área (com o intuito de secá-la e remover sangue, soro ou excesso de pigmento).
  4. Deixe a área secar ao ar por alguns minutos. Não esfregue para secar. Isso pode prejudicar a pele.
  5. Coloque uma pomada (não uma loção), como vaselina, na área. Retire o excesso.
  6. Repita esses passos cerca de 4 vezes ao dia por pelo menos 4 dias.

Uma vez que a área tatuada começa a cicatrizar use um creme hidratante ou loção para evitar que sua pele fique muito seca ou danificada. Não arranhe ou coce a pele. Isso pode fazer com que a área cure de forma inadequada, o que pode torná-la mais suscetível a infecções.

 

Fonte: Healthline