Terapia de luz pode melhorar sintomas de depressão bipolar

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Terapia de luz pode melhorar sintomas de depressão bipolar

Pesquisadores dizem que participantes de estudo que foram expostos à terapia de luz branca brilhante sentiram uma redução nos sintomas da depressão.

Terapia de luz mostrou ser um tratamento efetivo para o transtorno afetivo sazonal e é uma promessa para o tratamento de depressão bipolar também.

“Tratamentos efetivos para depressão bipolar são muito limitados, agora temos uma nova opção de tratamento para pacientes bipolares que nos dá uma resposta sólida dentro de quatro a seis semanas.”

Pesquisadores da Universidade Northwestern realizaram um pequeno estudo aleatório, duplamente cego, controlado por placebo de seis semanas sobre o efeito da terapia de luz branca adjuvante na depressão bipolar (uma doença crônica caracterizada por severas mudanças de humor).

Todos os participantes começaram o estudo com depressão moderada, mas os pesquisadores descobriram que aqueles que receberam terapia de luz branca registraram taxas de remissão significativamente maiores- em outras palavras, depressão reduzida ao nível de “humor normal”- do que aqueles recebendo placebo. 68% comparado a 22%.

Tanto o grupo de tratamento quanto o de placebo sentiram melhorias na qualidade do sono.

Melhorias foram observadas dentro de 4 semanas do início do tratamento – semelhante a descobertas de estudos anteriores sobre o uso de terapia de luz para depressão não sazonal e depressão durante a gravidez.

O efeito foi que pacientes da terapia de luz conseguiram retornar ao trabalho ou completar tarefas de casa que sua depressão estava impossibilitando antes do tratamento.

“Os dados desse estudo fornecem evidência sólida que apóia a eficácia da terapia de luz branca do meio dia para depressão bipolar,” escreveram os pesquisadores do estudo.

 

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

Reação ao estudo

“Os resultados são claros, mas não tão surpreendentes. Existem muitas pesquisas mostrando que terapia de luz possui um efeito antidepressivo.”

A descoberta preliminar é importante, mas um estudo maior será requerido para avaliar adequadamente os riscos associados à terapia que podem ter escapado no pequeno grupo de indivíduos do estudo.

Pesquisa anterior

Sit conduziu algumas das pesquisas inovadoras sobre usar terapia de luz para tratar transtornos de bipolaridade, incluindo um estudo de 2007 que mostrou que uma maioria das mulheres com depressão bipolar foi beneficiada pela exposição à luz brilhante.

Thase sobressaltou que terapia de luz também não causa alguns dos efeitos colaterais desagradáveis associados a drogas antipsicóticas, incluindo boca seca, ganho de peso e disfunção sexual.

Um estudo da Universidade de Pequim também descobriu que terapia de luz branca teve um melhor efeito na depressão bipolar do que um placebo, sem aumento nos sintomas da hipomania.

Terapia de luz branca pode ser considerada como um tratamento adjunto seguro e efetivo para pacientes com depressão bipolar aguda e também tem sido usada como um tratamento alternativo para transtorno de consumo de álcool.

Fonte: Health Line

Se precisar de consultas com psicólogos, conte com a gente!