Toque retal: quebrando o tabu

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Toque retal: quebrando o tabu

Desmistificando o exame de toque retal.

O toque retal (TR) é usado para verificar se você pode ter um problema de próstata ou câncer de próstata. Esse exame consiste no médico ou enfermeiro sentindo sua próstata através da parede do reto.

 Como ocorre o toque retal?

O médico ou enfermeiro solicitará que você se deite de lado em uma mesa de exame, com os joelhos levantados em direção ao peito. Eles deslizarão um dedo suavemente pelo reto. Eles usarão luvas e colocarão um pouco de gel no dedo para torná-lo mais confortável.

Você pode achar o TR um pouco desconfortável ou constrangedor, mas o teste geralmente não é doloroso e não leva muito tempo.

 Preocupado em fazer um toque retal?

É natural sentir-se preocupado ou envergonhado por fazer testes, mas alguns homens acham a ideia de ter um toque retal perturbadora. Por exemplo, se você foi abusado sexualmente quando criança ou adulto, pode se sentir muito chateado em fazer esse teste. Não há uma maneira certa ou errada em como se sentir sobre isso, e é sua escolha se você deve ou não fazer testes para o câncer de próstata.

Pode ser útil conversar com um especialista sobre sua experiência, pensamentos e medos. Se você decidir fazer um TR, explique sua situação ao seu médico, pois ele poderá conversar com você durante o teste e ajudar a tranquilizá-lo.

 O que significam os resultados do toque retal?

Um exame de toque retal (TR) é usado para verificar se você pode ter um problema de próstata ou câncer de próstata.

Sua próstata pode estar:

  • normal – um tamanho normal para a sua idade com uma superfície lisa
  • maior do que o esperado para a sua idade- isso pode ser um sinal de aumento da próstata
  • duro  ou rugoso – isso pode ser um sinal de câncer de próstata.

O toque retal não é um teste completamente preciso. O seu médico ou enfermeiro não consegue sentir a próstata inteira. E um homem com câncer de próstata pode ter uma próstata que parece normal.

 O que acontece depois?

 Seu clínico geral conversará com você sobre todos os resultados dos testes e o que eles podem significar. Se eles acham que você pode ter um problema de próstata, podem conversar com você sobre as possíveis opções de tratamento. Ou se o seu médico achar que você pode precisar de mais exames, ele pode marcar uma consulta para você consultar um especialista no hospital. Se eles suspeitarem que você possui riscos de câncer de próstata, o ideal será procurar um especialista dentro de duas semanas. Eles podem recomendar que você faça uma biópsia da próstata ou uma varredura.

Fonte: Prostatecanceruk

Não deixe de consultar um urologista! Agende uma consulta perto de você ou tire suas dúvidas com os nossos especialistas! 🙂