Você come muitos alimentos gordurosos?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você come muitos alimentos gordurosos?

Não é bonito.

Às vezes, um hambúrguer suculento e uma porção de batatas quentes e crocantes simplesmente chamam o seu nome. (Comidas gordurosas são tão amadas que elas até possuem um dia devotado em seu favor nos Estados Unidos, o Dia Nacional dos Alimentos Gordurosos é 25 de outubro.) Enquanto, não tem problema ceder aos seus desejos de vez em quando, é importante saber como suas escolhas nutricionais, e essas comidas gordurosas em particular, afetam a sua saúde.

Alimento gorduroso causa acne? Por que ele faz com que você sinta seu estômago estranho? E por que comida oleosa faz mal pra você, de qualquer jeito? Nós consultamos Ayla Barmmer, uma dietista registrada na sede de Boston, para descobrir. Aqui está o que acontece com o seu corpo por comer alimentos gordurosos.

Tensiona o seu sistema digestivo

“Quando nós comemos comidas oleosas, como alimentos fritos, o grande volume de gordura coloca muita pressão no nosso sistema digestivo,” Barmmer disse em um email para o TIME. Dentre gordura, carboidratos e proteína, gordura é digerida com a maior lentidão e requer enzimas e sucos digestivos, como a bile e o ácido do estômago, para ser quebrada, ela diz. Tudo desde estresse à medicação pode diminuir os níveis desses sucos digestivos, então, para começar, muitas pessoas são deficientes, falou Barmmer. Adicione gordura e o seu sistema digestivo estará funcionando por mais horas, muitas vezes, levando ao inchaço, náuseas e desconforto.

Faz você correr para o banheiro

O sintoma mais comum do sistema digestivo tensionado é um desagradável. “Não apenas a comida ficará no estômago, mas ela poderá entrar no intestino digerida inadequadamente,” diz Bammer. “Algumas vezes, nesses casos, você acabará vendo fezes oleosas ou gordurosas.” Muitas pessoas também experimentam diarreia e dores estomacais após comerem alimentos gordurosos.

Deixa a sua bactéria intestinal desregulada

Mais e mais evidências sugerem que o que você come afeta a sua bactéria intestinal, também conhecida como seu microbioma. Engolir um cheesebúrguer e batatas fritas, Barmmer diz, não estará prestando nenhuma ajuda a esses micro-organismos. “Os alimentos gordurosos não contêm gorduras nutritivas e saudáveis que encontramos em abacates, peixes, azeite extra virgem e até manteiga”, diz ela. Ingerir óleos vegetais mais refinados do que gorduras alimentares, ela fala, sugere o equilíbrio corporal de ácidos gordurosos, que, por sua vez, podem desequilibrar tudo, desde os níveis hormonais até a saúde imune.

Alimentos gordurosos podem causar acne

Você pode não ver espinhas imediatamente após uma grande refeição, mas, Barmmer diz que comida gordurosa provavelmente tem um papel em relação à acne. “O efeito é indireto, ocorrendo durante o tempo e como resultado de um padrão dietético de consumo,” ela fala. “Acne é grandemente causada por desequilíbrios hormonais e/ou desequilíbrios bacterianos, então comidas gordurosas causam acne por prejudicar a saúde intestinal.”

Aumenta o seu risco de doenças cardíacas e diabetes

Se a sua dieta inclui constantemente comidas gordurosas, Barmmer diz, você provavelmente verá o seu risco de condições crônicas – particularmente doenças cardíacas- aumentar. Um estudo de 2014 de pesquisadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health descobriu que as pessoas que comeram alimentos fritos entre 4 a 6 vezes por semana viram seu risco de diabetes tipo 2 subir 39% e seu risco de doença cardíaca coronária aumentar em 23%. Para as pessoas que comeram todos os dias, essas porcentagens só ficaram maiores.

Fonte: Health

Se precisar de consultas com nutricionista, conte com a gente!