Você já sentiu dor no umbigo?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você já sentiu dor no umbigo?

O que pode ser a dor no umbigo?

Você pode sentir dor no umbigo por vários motivos. Algumas causas estão relacionadas a condições muito sérias e até fatais. Enquanto outras podem ser simples problemas no estômago.

Qualquer um que sentir dor no umbigo deve falar procurar um médico. Só ele pode determinar se a dor é séria ou não. Muitas condições menores podem causar dor na área do umbigo e até mesmo irradiar para outras áreas do corpo. Isso inclui a pelvis, as pernas e o peito. As causas mais comuns são indigestão, constipação e gravidez.

Conteúdo desse artigo:

  1. Indigestão
  2. Gravidez
  3. Constipação
  4. Quais são as outras causas potenciais?
  5. Causas mais sérias da dor de umbigo
  6. Quando procurar um médico

 

Fatos rápidos sobre a dor de umbigo

  • A dor no umbigo pode acontecer na gravidez
  • Algumas condições temporárias podem causar dor de umbigo
  • Qualquer pessoa que tenha uma cirurgia abdominal pode sentir dor no umbigo
  • Constipação pode causar dor de umbigo, mas, geralmente, não é uma causa séria

 

1- Indigestão

A indigestão também é chamada de dispepsia ou dor de estômago. Ela causa dor, queimação ou desconforto no abdômen superior, irradiando para a área do umbigo.

Indigestão pode ser tratada com antiácidos e ácidos bloqueadores, sem receita.A dispepsia funcional causa dor na parte superior do estômago, que irradia para o umbigo. É uma indisposição que vai e volta e não tem causa conhecida.

Assim como a indigestão, a dispepsia funcional pode ser tratada com antiácidos e ácidos bloqueadores sem receita. Prescrição de terapias supressoras de ácido pode ajudar quando essas medicações não ajudam.

 

2- Gravidez

Se a dor no umbigo na gravidez é moderada, você não deve se preocupar. Porém, se você sentir uma dor mais forte e contínua, você deve procurar um médico.

A dor no umbigo na gravidez também pode ser causada por uma hérnia umbilical. Entretanto, esses tipos de hérnias são raros e afetam mulheres que estão grávidas de mais de um bebê ou são severamente obesas.

Sintomas de uma hérnia umbilical incluem:

  • Uma protuberância perto da barriga
  • Inchaço em torno da barriga
  • Dor ao redor e perto da barriga
  • Enjoo e vômito

 

3- Constipação

Constipação é quando você evacua 3 ou menos vezes por semana, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases.

Praticamente todo mundo fica constipado de tempo em tempo e a constipação que dura por um curto período não é séria. Constipação ocasional é tratada com laxantes de fezes e com a adição de fibras processadas ou sintéticas à dieta.

Qualquer pessoa que tiver constipação por 2 ou mais meses, entretanto, deve ver um médico.

 

Quais são as outras causas potenciais?

A dor de umbigo também pode ser uma dor após cirurgia, infecções do trato urinário (ITUs), infecções bacterianas ou gastroenterite.

Dor após cirurgia

Na maioria dos casos, a dor causada por cirurgia vai passar depois que você se curar. Medicações para a dor podem ajudar, dependendo da severidade da dor.

Qualquer dor severa e inchaço que incluem os sintomas seguintes devem ser causas para investigações posteriores:

  • Febre
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia

Esses são sinais de uma infecção. Se você sentir qualquer um desses sintomas deve visitar um médico.

 

Infecções do Trato Urinário

ITUs são mais comuns em mulheres do que em homens. Entretanto, qualquer um, incluindo crianças, pode pegar uma ITU. Elas podem causar dor no abdômen e no umbigo.

ITUs são causadas por bactéria e são tratadas com antibióticos.

 

Infecções Bacterianas do Estômago

Bactérias intestinais ruins podem entrar no corpo e viver no trato digestivo por muitos anos. Com o tempo, a bactéria pode causar feridas doloridas no revestimento do estômago e no intestino delgado. Algumas vezes, essas infecções colocam as pessoas no risco de cânceres de estômago.

Infecções podem causar dor de umbigo e dor em todo abdômen.

Infecções Bacterianas do Estômago podem ser tratadas com antibiótico. Quando os antibióticos começam a funcionar, a dor de umbigo e abdômen e outros sintomas irão, geralmente, se resolver.

 

Gastroenterite

Gastroenterite é causada pelo consumo de comida ou bebida contaminada ou pelo contato direto com uma pessoa infectada. Dor de umbigo, estômago e cólicas são sintomas clássicos da gastroenterite.

Gastroenterite geralmente melhora por conta própria. Entretanto, você deve procurar um médico se:

– Tiver desidratação por conta do vômito e diarreia

– Não conseguir manter os líquidos ingeridos

– Tiver sintomas durando mais de 3 dias

 

Causas mais sérias da dor de umbigo

Algumas condições que causam dor de umbigo são bem dolorosas, mas a maioria é tratável e curável. As condições que não podem ser curadas também são tratáveis e a dor pode ser administrada.

 

Cálculos biliares

Os ataques de vesícula biliar que resultam de cálculo biliar são muito dolorosos. o primeiro indicador de um problema geralmente é a dor intensa. O desconforto tende a começar no abdômen e alcançar até o umbigo.

O único jeito de tratar dor de vesícula e fazer uma cirurgia para remover a vesícula. Uma vez que a vesícula biliar é removida, a dor será resolvida.

 

Apendicite

Apendicite é uma condição muito dolorosa que causa um apêndice inflamado. O apêndice e consequentemente a apendicite é do lado direito inferior da barriga. Essa dor geralmente começa ao redor do umbigo e irradia por todo abdômen. A dor piora com qualquer movimento, incluindo andar e tossir.

Apendicite não tratada pode causar peritonite, que ocorre se o apêndice se rompe e a infecção se espalha no abdômen. Apendicite pode ser séria e até mesmo resultar em morte.

Peritonite é uma perigosa e potencialmente inflamação fatal do revestimento do estômago que cobre os órgãos estomacais.

Além da dor, apendicite causa os seguintes sintomas adicionais:

  • Enjôo e vômito
  • Perda de apetite
  • Constipação ou diarréia
  • Febre
  • Inchaço abdominal ou dilatação
  • Incapacidade de liberar gás

Se você suspeita de apendicite porque tem severas dores de umbigo e dores abdominais ou qualquer um dos sintomas listados acima, procure um médico imediatamente.

 

Pancreatite

Pancreatite é uma condição médica em que o pâncreas fica inflamado.

Na pancreatite, enzimas digestivas atacam o pâncreas. Dor de umbigo é um sintoma clássico de um pâncreas inflamado.

Pancreatite é frequentemente uma condição crônica e a dor de umbigo nunca é totalmente resolvida. O tratamento pode ajudar a administrar pancreatite crônica.

 

Pequenas desordens intestinais

Pequenas desordens intestinais, como doença de Crohn, podem causar intensa dor envolta e no umbigo. Esses tipos de condições são crônicos e dolorosos, mas são tratáveis.

 

Quando procurar um médico

Dor no umbigo tem mais de uma causa possível. As seguintes circunstâncias da dor de umbigo podem requerer atenção médica imediata e não devem ser colocadas em espera:

  • Dor severa que afeta e previne atividade diária
  • Dor que causa despertar à noite ou para alguém em seu caminho
  • Dor acompanhada de vômitos severos
  • Dor com fezes sangrentas
  • Dor resultante de uma lesão

Na maioria dos casos a dor no umbigo não é séria. Entretanto, em algumas situações, ela pode ser. Determinar a causa da dor de barriga pode ajudar uma pessoa a administrá-la com os tratamentos apropriados.

Portanto, qualquer pessoa que sentir dores muito fortes ou incomuns no umbigo deve falar com um médico.

Fonte: Medical News Today