Você sabe como evitar o sarampo?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você sabe como evitar o sarampo?

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que se espalha de pessoa para pessoa através de gotículas no ar. Pode ser muito desagradável e, frequentemente, leva a sérias complicações.

Qualquer pessoa pode pegar sarampo se não teve a doença anteriormente, embora seja muito mais comum nas pessoas que não foram vacinadas.

O sarampo é uma doença que pode ser evitada por vacinação e a vacinação contra a doença é recomendada como parte da imunização infantil de rotina. 

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!

Sintomas 

Os sintomas iniciais do sarampo incluem febre, tosse, sentir-se cansado, dor de garganta, nariz escorrendo, desconforto ao olhar para a luz e olhos doloridos e lacrimejantes. A erupção cutânea aparece após o terceiro ou quarto dia. As manchas são vermelhas e levemente elevadas. 

A pessoa que estiver com sarampo é infecciosa por 24 horas antes da erupção cutânea aparecer e quatro dias depois. A doença geralmente dura por 10 dias.  

Se você tiver sintomas do sarampo 

Ligue para o seu médico se você tiver qualquer sintoma. Fale os seus sintomas para a clínica médica para que ela possa considerar se você é infeccioso.

Pode ser sugerido um atendimento em casa, ou o médico pode pedir que você vá à clínica no fim do dia. Isso é feito para evitar que essa doença altamente infecciosa se espalhe para outras pessoas.

Se você for diagnosticado enquanto estiver na clínica, você poderá ser isolado em um cômodo separado pela mesma razão.

Qualquer pessoa que suspeitar estar com sarampo deve permanecer em casa e não ir à creche, escola ou trabalho. 

Como se prevenir?

A melhor maneira de se proteger e proteger os outros é ser vacinado.

Se você tiver filhos, lembre-se de vaciná-los com 12 e 18 meses de vida. A vacina é de graça.

Imunidade 

Qualquer pessoa que não teve sarampo antes e não foi vacinado pode ser infectado. Contudo, casos de reincidência após ter sido infectado pelo vírus são extremamente raros porque o corpo adquire imunidade (resistência) ao vírus. 

A maior parte das pessoas que não é imune ao sarampo e está em contato próximo com alguém infectado pegará o vírus. 

O que causa o sarampo?

O sarampo é causado por um tipo de vírus chamado paramyxovirus. Esse tipo de vírus espalha-se de pessoa para pessoa através de gotículas que vêm da tosse ou espirro. O doença é tão contagioso que cerca de 9 em 10 pessoas que entram em contato com o vírus serão infectadas se não foram imunizadas. 

Você pode pegar  ao respirar essas gotículas ou, se as gotículas se instalaram em uma superfície, ao tocar na superfície e, em seguida, colocar as mãos perto do nariz ou da boca. O vírus do sarampo pode sobreviver nas superfícies por algumas horas.

Uma vez dentro do seu corpo, os vírus multiplicam-se na parte de trás da sua garganta e pulmões antes de se espalhar por todo o corpo, incluindo o sistema respiratório e a pele.

 

Fonte: Health Direct

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!