Você Sabe o que é Celulite e Quais São os Tratamentos?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você Sabe o que é Celulite e Quais São os Tratamentos?

 

O que é celulite?

Você tem pele desigual e rugosa em seus quadris, coxas ou nádegas? Isso pode ser um sinal de celulite. A celulite ocorre quando a pele que cobre certas áreas de gordura é puxada para baixo pelas bandas de tecido conjuntivo em direção aos tecidos mais profundos. Isso cria uma superfície irregular.

Buscar Dermatologistas – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

 

A celulite é comumente encontrada no (a):

1. Quadril

2. Coxas

3. Abdômen

4. Nádegas

5. Peitos

A celulite afeta mais as mulheres do que os homens devido à distribuição diferente de gordura, músculo e tecido conjuntivo. Acredita-se que 80 a 90% das mulheres são afetadas em graus variados. A celulite não é prejudicial.

 

O que causa a celulite?

A celulite é causada por um acúmulo de gordura debaixo da pele. Algumas mulheres são mais predispostas do que outras. A quantidade de celulite que você tem e a sua aparência pode ser baseada em seus genes, porcentagem de gordura corporal e idade. A espessura da sua pele também afeta o aparecimento da celulite. Pessoas com todos os tipos de corpos e pesos podem ter celulite.

A distribuição da gordura nas mulheres é mais visível do que nos homens. As fibras de colágeno entre a pele e os músculos separam a gordura subjacente em múltiplos bolsos. A celulite pode tornar-se mais visível à medida que você envelhece e sua pele fica mais fina e perde elasticidade. Isso expõe os tecidos conectivos ondulados embaixo.

A celulite pode ser causada por:

1. Hormônios

2. Dieta pobre

3. Um estilo de vida não saudável

4. Toxinas acumuladas

5. Genética

6. Ganho de peso

7. Inatividade

8. Gravidez

 

Tratamentos tópicos funcionam?

Os tratamentos tópicos podem ajudar a reduzir a visibilidade da celulite, mas os efeitos podem não ser duradouros. Você precisará aplicar o produto diariamente para manter os resultados. Os cremes podem fazer a pele parecer mais suave e firme, entretanto, eles não removem a celulite. Os cremes reduzem temporariamente a presença da celulite. Mas as células de gordura ainda existem sob a pele.

Um ingrediente comum em cremes tópicos é a cafeína, pois esta aumenta o fluxo sanguíneo para a área e funciona como um diurético.

Os produtos que contêm 0,3 por cento de retinol podem reduzir a presença da celulite pelo espessamento da camada externa da pele. Você terá que usar o produto diariamente por 6 meses ou mais para conseguir ver resultado.  Além disso, o retinol pode causar efeitos colaterais, como vermelhidão e desidratação. Pesquisas em torno desse assunto produziram resultados mistos.

 

Procedimentos médicos para reduzir a celulite

Os seguintes procedimentos podem ser feitos por um médico ou dermatologista.

Buscar Dermatologistas – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

 

1. Criolipólise

A criopólise é um procedimento não invasivo que remove a celulite ao congelar as células de gordura sob a pele.

2. Ultrassom

O ultrassom é um procedimento não invasivo que usa ondas sonoras para atingir e eliminar a gordura no abdômen e nas coxas.

3. Cellfina

Cellfina não é um procedimento cirúrgico. Durante o procedimento, uma agulha é usada para quebrar as bandas resistentes sob a pele para se livrar da celulite nas coxas e nádegas.

4. Terapia de ondas acústicas

Este tratamento foi desenvolvido para reduzir a celulite. Ele funciona ao vibrar o tecido conjuntivo em áreas do corpo propensas a celulite. Isso ajuda a estimular e aumentar a produção de colágeno, melhorando a aparência, textura e elasticidade da pele.

5. Tratamentos de laser e radiofrequência

Estas terapias médicas usam massagem de tecidos com combinações de tecnologia de radiofrequência, luz infravermelha e energia laser de diodo para tratar celulite. O calor e a sucção também podem ser usados.

Liberação de tecido preciso assistida por vácuo

Este procedimento quebra as bandas resistentes sob a pele com um dispositivo contendo pequenas lâminas. As bandas são cortadas, o que permite que o tecido se mova para cima para preencher a pele que está ondulada.

6. Carboxioterapia

Durante este procedimento, um técnico insere dióxido de carbono logo abaixo da pele. Acha-se que isso aumenta o fluxo sanguíneo para a área, o que pode ajudar a reduzir a presença da celulite.

7. Microdermoabrasão

Este tratamento usa óxido de alumínio ou cristais de sal para esfoliar a pele. Essas pequenas partículas esfoliam suavemente o envelhecimento da pele e estimulam novas células da pele.

8. Endermologia

Endermologia é um tratamento de spa onde você recebe massagem profunda enquanto sua pele é levantada com uma ferramenta de vácuo.

 

Remédios caseiros para reduzir a celulite

Há vários remédios caseiros populares usados para tratar celulite, mas faltam evidências científicas comprovando a efetividade de muitos deles. Estes remédios caseiros podem ser usados como parte de uma rotina de autocuidado para acompanhar melhorias em seu estilo de vida e hábitos de exercício.

1. Exercícios

O exercício pode ajudá-lo a reduzir a gordura corporal, o que torna a celulite menos visível. Escolha um programa de exercícios que combine exercícios aeróbicos e treinamento de força. Lembre-se de focar nas áreas do seu corpo que são propensas à celulite.  

2. Escovação seca

Dizem que esta técnica estimula o fluxo sanguíneo e linfático, remove as células mortas da pele e estimula o crescimento celular novo. Pode dar suporte a desintoxicação e estimular o seu sistema nervoso.

Utilize uma escova de planta natural ou uma corporal para suavizar a pele seca por até cinco minutos. Você pode começar nos pés e ir subindo. Use movimentos fluidos longos ou movimentos circulares.

3. Grãos de café

Usar grãos de café como um esfoliante é uma maneira popular de remover células mortas, estimular o crescimento celular novo e apertar a pele. Você pode usar apenas os grãos de café ou misturá-los com óleo de coco, azeite ou açúcar. Os grãos de café podem estimular a circulação sanguínea e promover o fluxo linfático.

4. Vinagre de cidra de maçã

Consumir vinagre de maçã pode ajudar com a perda de peso. Beba uma colher de sopa de vinagre de cidra de maçã diluído três vezes por dia. Ou use uma solução de partes iguais de vinagre de cidra de maçã e água e aplique-a à sua pele.

 

Mudanças no estilo de vida

Sua dieta pode afetar a celulite, por isso é importante ter uma dieta equilibrada e saudável. Uma dieta saudável também pode ajudar você a manter um peso saudável. Reduza os alimentos processados e com alto teor de açúcar que podem levar ao acúmulo de toxinas e gorduras no corpo e aumente a ingestão de fibra.

A desidratação pode tornar a celulite mais visível. A água limpa seu corpo e remove toxinas que podem causar celulite. Faça questão de aumentar sua ingestão diária de água.

Desintoxicar seu corpo pode ajudar a minimizar a celulite, pois, reduz as toxinas armazenadas que contribuem para o aparecimento desta.

 

Para levar

Primeiro, concentre-se em formas naturais e baratas para tratar a celulite. O exercício regular e uma dieta saudável podem ajudar a reduzir o aparecimento geral da celulite.

Fale com seu médico, cirurgião plástico ou dermatologista sobre o resultado desejado e as etapas que você planeja tomar. Eles podem ajudá-lo a determinar o tratamento mais efetivo. O custo e possíveis efeitos colaterais ou complicações também devem ser levados em consideração.

 

Fonte: Healthline

 

Clique aqui e marque a sua consulta dermatológica!