Você Sabe o que é Estria, Quais as Causas e o Seu Tratamento?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você Sabe o que é Estria, Quais as Causas e o Seu Tratamento?

 

O que causa estria?

As estrias são resultado do alongamento da pele e de um aumento da cortisona no seu sistema. A cortisona é um hormônio naturalmente produzido pelas glândulas adrenais. No entanto, esse hormônio em excesso pode fazer a sua pele perder a elasticidade.

Buscar Dermatologistas – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

 

As estrias são comuns em algumas circunstâncias:

– Muitas mulheres acabam tendo estrias durante a gravidez tendo em vista que a pele se estica de diversas maneiras para criar espaço para o bebê que está se desenvolvendo.  Este esforço e alongamento contínuos podem causar estrias.

– Estrias podem aparecer, algumas vezes, quando você ganha ou perde peso rapidamente. Os adolescentes também podem desenvolver estrias depois de um surto de crescimento súbito.

– Os cremes, loções e pílulas de corticosteróides podem causar estrias por diminuir a capacidade da pele se esticar.

– A síndrome de Cushing, a síndrome de Marfan, a síndrome do homem elástico e outros distúrbios da glândula adrenal podem causar estrias, pois aumentam a quantidade de cortisona em seu corpo.

 

Quem está em risco de desenvolver estrias?

Os seguintes colocam você em um maior risco de desenvolver estrias:

– Ser uma mulher

– Se caucasiano (com pele pálida)

– Ter um histórico familiar de estrias

– Estar grávida

– Ter um histórico de partos de bebês grandes ou gêmeos

– Estar acima do peso

– Perda ou ganho de peso drástico

– Usar medicamentos Corticosteróides

 

Como as estrias são diagnosticadas?

O seu médico pode lhe dizer se você tem estrias simplesmente olhando a sua pele e revisando o seu histórico médico. Se ele suspeitar que as suas estrias apareceram devido a uma doença séria, o médico pode pedir exame de sangue e urina e exames imagiológicos.

Buscar Dermatologistas – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

 

Quais tratamentos médicos estão disponíveis para estrias?

As estrias frequentemente somem com o tempo. Se você não quiser esperar, há tratamentos que podem melhorar a aparência da estria. Entretanto, nenhum pode fazer as estrias desaparecerem completamente. Há muitas maneiras de melhorar a aparência das estrias:

– O creme de tretinoína funciona restaurando o colágeno, uma proteína fibrosa que ajuda a dar a elasticidade da sua pele. É melhor usar este creme em estrias recentes que são vermelhas ou cor-de-rosa. Este creme pode causar irritação da pele. Se você estiver grávida, não deve usar esse creme.

– A terapia com laser de corante pulsado incentiva o crescimento de colágeno e elastina. É melhor usar esta terapia em estrias mais recentes. Os indivíduos de pele mais escura podem sofrer descoloração da pele.

– A fototermólise fracionada é semelhante à terapia com laser de corante pulsado, na medida em que usa um laser. No entanto, ela funciona mirando áreas menores de sua pele, causando menos danos à pele.

– Microdermoabrasão envolve polir a pele com cristais minúsculos para revelar uma nova pele que está sob as estrias mais elásticas. Microdermoabrasão pode melhorar a aparência de estrias mais antigas.

– O laser excimer estimula a produção de cor da pele (melanina), de modo que as estrias coincidam com a pele circundante.

Procedimentos médicos e medicações prescritas não garantem a cura das estrias e podem ser caros.

 

O que eu posso fazer para tratar estrias?

Há muitos produtos e procedimentos que prometem remover estrias, mas nenhum provou ser efetivo até agora. Hidratar sua pele pode ajudar a aliviar a coceira das estrias. A aplicação de uma loção autobronzeadora às suas estrias é uma maneira temporária de minimizar a diferença de cor entre a sua pele normal e estrias.

 

Como eu posso evitar estrias?

Não há nenhuma maneira de evitar completamente as estrias, mesmo se você usar regularmente loções e cremes. No entanto, manter seu peso em um intervalo saudável, através de uma boa alimentação e de exercícios regulares, pode ajudar a prevenir estrias causadas pela perda ou aumento de peso súbito.

Embora seja saudável para você e seu bebê ganharem peso enquanto estiver grávida, pergunte ao seu médico quantos kgs extras durante a gravidez é o ideal para você.

Fonte: Healthline

Clique aqui e marque a sua consulta dermatológica!