Você sabe o que é Kwashiorkor?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você sabe o que é Kwashiorkor?

Entendendo Kwashiorkor

Kwashiorkor, também conhecida como “desnutrição edematosa” ou desnutrição intermediária, associada a retenção de fluidos, é um transtorno nutricional mais comum visto em regiões que estão enfrentando a fome. É uma forma de subnutrição causada pela falta de proteína na dieta. As pessoas que têm Kwashiorkor, geralmente, possuem uma aparência extremamente emagrecida em todas as partes do corpo, exceto nos tornozelos, pés e barriga, que incham com o fluido.

A Kwashiorkor é mais comum na África subsaariana e em outros países onde as pessoas têm um suprimento limitado de alimentos.

A maior parte das pessoas afetadas por Kwashiorkor recuperam-se completamente se forem tratadas nos estágios iniciais. O tratamento envolve introduzir calorias e proteínas extras à dieta. As crianças que desenvolvem Kwashiorkor podem não crescer ou se desenvolver de forma adequada, permanecendo raquíticas pelo resto de suas vidas. É possível haver uma série de complicações quando o tratamento é atrasado, incluindo coma, derrame e deficiências mentais e físicas permanentes. A Kwashiorkor pode apresentar risco de vida se não for tratada, causando uma grande falência dos órgãos e, eventualmente, a morte.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

O que causa Kwashiorkor?

Kwashiorkor é causada pela falta de proteínas na dieta. Todas as células no seu corpo contêm proteína. Você precisa de proteína na sua dieta para que o seu corpo consiga consertar e produzir novas células. Um corpo humano saudável regenera as células constantemente. A proteína também é importante para o crescimento durante a infância e gravidez. Se falta proteína no corpo, o seu crescimento e funcionamento normal começarão a diminuir progressivamente, e Kwashiorkor poderá desenvolver-se.

A doença é encontrada em crianças e bebês na África subsaariana, Sudeste asiático e América Central. Um suprimento limitado ou a falta de alimentos é comum nesses países em tempos de fome causados por desastres naturais, como secas, enchentes ou distúrbios políticos. A falta de conhecimento nutricional e a dependência regional de dietas pobres em proteínas, como as dietas à base de milho de muitos países da América do Sul, também podem levar as pessoas a desenvolver essa condição.

É raro acontecer em países onde a maior parte das pessoas tem acesso a alimentos suficientes, sendo capaz de comer quantidades adequadas de proteína. Também pode ser um sinal de uma condição subjacente, tal como o HIV.

Quais são os sintomas do Kwashiorkor?

  1. Mudança na cor da pele e do cabelo (para uma cor de ferrugem) e textura
  2. Fadiga
  3. Diarreia
  4. Perda de massa muscular
  5. Problemas no crescimento ou dificuldades em ganhar peso
  6. Edema (inchaço) dos tornozelos, pés e barriga
  7. Sistema imunológico danificado, que pode levar a infecções mais frequentes e graves
  8. Irritabilidade
  9. Erupção cutânea
  10. Choque

Como Kwashiorkor é diagnosticada?

Se há uma suspeita em relação à Kwashiorkor, seu médico irá primeiro examiná-lo para verificar se há aumento do fígado (hepatomegalia) e inchaço. Em seguida, exames de sangue e urina podem ser solicitados para medir o nível de proteína e açúcar no sangue.

Outros exames de sangue e urina poderão ser feitos para medir sinais de desnutrição e falta de proteína. Esses exames podem procurar a quebra muscular e avaliar a função renal, a saúde geral e o crescimento. Esses exames incluem:

  1. Gás do sangue arterial
  2. Nitrogênio ureico no sangue (BUN)
  3. Níveis sanguíneos de creatinina
  4. Níveis sanguíneos de potássio
  5. Urinálise
  6. Hemograma completo

Como a Kwashiorkor é tratada?

Ela pode ser corrigida ao consumir mais proteínas e calorias de maneira geral, especialmente se o tratamento começar nos estágios iniciais.

Em primeiro lugar, você pode dar mais calorias na forma de carboidratos, açúcares e gorduras. Quando essas calorias fornecerem energia, você receberá alimentos contendo proteínas.Os alimentos devem ser introduzidos e as calorias devem ser consumidas lentamente, uma vez que por um longo período, houve ausência de nutrição adequada. Seu corpo pode precisar se ajustar ao aumento da ingestão.

O seu médico também recomendará a suplementação vitamínica e mineral a longo prazo à sua dieta.

Quais são as complicações da Kwashiorkor?

Até mesmo com o tratamento, crianças que tiveram Kwashiorkor podem nunca alcançar o seu crescimento total e o peso ideal. Se o tratamento começar tarde demais, a criança pode ter deficiências mentais e físicas permanentes.

Se não iniciar o tratamento, essa condição pode levar ao coma, derrame ou morte.

Alimentando-se propriamente e conhecendo os sinais

A Kwashiorkor pode ser evitada se alimentando com bastante calorias e com uma dieta rica em proteínas. Estudos do Instituto de Medicina recomendam que 10% a 35% das calorias diárias dos adultos sejam provenientes de proteínas. 5% a 20% das calorias diárias de crianças pequenas e de 10% a 30% das crianças mais velhas e adolescentes devem ser provenientes de proteínas.

As proteínas podem ser encontradas em alimentos como:

  • Frutos do mar
  • Ovos
  • Carne magra
  • Feijões
  • Ervilhas
  • Nozes
  • Sementes

Os sintomas mais visíveis da doença são o inchaço dos tornozelos, pés e barriga. Em alguns casos de abuso ou negligência, esses sintomas também podem acompanhar outros sinais de maus-tratos, como hematomas e ossos quebrados.

Fonte: Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!