Você sabe o que é terapia EMDR?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você sabe o que é terapia EMDR?

O que é a terapia EMDR?

A terapia de Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares (EMDR) é uma técnica de psicoterapia interativa usada para aliviar o estresse psicológico. É um tratamento eficaz para o trauma e o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).

Durante as sessões de terapia EMDR, você revive experiências traumáticas ou desencadeantes em breves doses enquanto o terapeuta direciona seus movimentos oculares. 

Acredita-se que a EMDR seja eficaz, porque lembrar de eventos angustiantes é menos emocionalmente perturbador quando a sua atenção é desviada. Isso permite que você seja exposto a memórias ou pensamentos sem ter uma forte resposta psicológica. Com o passar do tempo, acredita-se que essa técnica diminui o impacto que essas memórias ou pensamentos exercem sobre você. 

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!

Quais são os benefícios da terapia EMDR?

Acredita-se que as pessoas que estão lidando com memórias traumáticas e aquelas que têm transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) são as que mais se beneficiam da terapia EMDR.

Acha-se que é especialmente eficaz para as pessoas que lutam para falar das suas experiências passadas. 

A terapia EMDR também está sendo usada para tratar:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Ataques de pânico
  • Transtornos alimentares
  • Vícios

Como a terapia EMDR funciona?

A terapia EMDR é dividida em 8 fases diferentes, então você precisará fazer muitas sessões.  O tratamento demora cerca de 12 sessões separadas.

Fase um: histórico e planejamento do tratamento

Em primeiro lugar, o seu terapeuta revisará o seu histórico e decidirá onde você está no processo de tratamento. Essa fase de avaliação também inclui falar sobre o seu trauma e identificar memórias traumáticas potenciais para tratar especificamente.

Fase dois: preparação 

Então, o seu terapeuta irá ajudá-lo a aprender diversas maneiras de lidar com o estresse emocional ou psicológico que você está experienciando. 

As técnicas de gerenciamento de estresse como respiração profunda e atenção plena podem ser usadas.

Fase três: avaliação 

Durante a terceira etapa do tratamento por EMDR, o seu terapeuta identificará as memórias específicas que serão direcionadas e todos os componentes associados (como as sensações físicas que são estimuladas quando você se concentra em um evento) a cada memória direcionada. 

Fases 4 até a 7: tratamento

O seu terapeuta começará a usar técnicas da terapia EMDR para tratar as suas memórias. Durante essas sessões, ele pedirá para você focar em um pensamento ou uma imagem ou memória negativo.

Ao mesmo tempo, o seu terapeuta dará orientações para que você faça movimentos oculares específicos. O estímulo bilateral também pode incluir outros movimentos misturados, dependendo do seu caso. 

Depois dos estímulos, o seu terapeuta pedirá que você deixe a sua mente em branco e note os pensamentos e sentimentos que você está tendo espontaneamente. Após identificar esses pensamentos, o seu terapeuta pedirá que você volte a focar na memória traumática, ou avance para outra memória.

Se você ficar angustiado, o seu terapeuta irá trazê-lo de volta ao presente antes de seguir para outra memória traumática. Com o passar do tempo, a angústia acerca de pensamentos, imagens ou memórias particulares deve começar a desaparecer. 

Fase oito

Na fase final, o seu terapeuta pedirá que você avalie o seu progresso após essas sessões. O seu terapeuta fará o mesmo. 

Essa terapia é eficaz?

Muitos estudos independentes e controlados mostraram como a terapia EMDR é um tratamento eficaz para o TEPT.

Um estudo com 22 pessoas descobriu que a terapia EMDR ajudou 77% dos indivíduos que usaram essa terapia para tratar o TEPT. Descobriu que os seus sintomas de alucinações, desilusões, ansiedade e depressão melhoraram significativamente após o tratamento. O estudo também descobriu que os sintomas não foram agravados durante o tratamento. 

Diversos estudos pequenos também acharam provas de que a terapia EMDR não é apenas eficaz no curto prazo, mas que os seus efeitos podem ser mantidos em longo prazo. 

Durante e imediatamente após o tratamento, eles notaram que a EMDR era significativamente mais eficaz na diminuição dos sintomas do TEPT. Durante os 3 e 6 meses de acompanhamento, eles também reconheceram que os participantes mantiveram esses benefícios por muito tempo após o término do tratamento. No geral, descobriu-se que a terapia EMDR deu às pessoas uma redução mais duradoura dos sintomas do que o tratamento por cuidados padrões. 

O que saber antes de tentar a terapia EMDR

A terapia EMDR é considerada segura, com muito menos efeitos colaterais do que as terapias com medicações prescritas. Dessa maneira, há alguns efeitos colaterais que você pode sentir. 

Ela provoca uma maior consciência do pensamento, que não acaba imediatamente após o término de uma sessão. Isso pode causar tontura. Também pode causar sonhos vívidos e realistas.

Geralmente, é preciso de muitas sessões de terapia EMDR para tratar o TEPT. Isso significa que não funciona da noite para o dia. O início da terapia pode ser provocador para as pessoas começarem a lidar com eventos traumáticos, especificamente por causa do foco elevado. Embora a terapia provavelmente seja eficaz em longo prazo, pode ser emocionalmente estressante passar pelo curso do tratamento.  

Converse com o seu terapeuta sobre isso quando você começar o tratamento para você saber como lidar com os sintomas se você experienciá-los. 

Se você acha que a terapia EMDR é ideal para você, marque uma consulta com um terapeuta.

Fonte: Health Line

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!