Você sabe quanto tempo o álcool fica no sangue?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você sabe quanto tempo o álcool fica no sangue?

Quanto tempo o álcool fica no sangue?

Você sabe como funciona o álcool no sangue? O seu corpo começará a metabolizá-lo em uma taxa de 20 mg por decilitro (mg/dL) por hora. Isso significa que se o seu nível for de 40 mg/dL, levaria cerca de duas horas para o álcool ser metabolizado. Leia mais para saber sobre quanto tempo o álcool fica no sangue e entender sobre o ciclo.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Quanto tempo leva para os efeitos do álcool passarem?

Os efeitos vão embora de forma constante, mas algumas pessoas podem senti-los por mais tempo.

Isso acontece porque as concentrações de álcool no sangue podem variar de acordo com as pessoas e situações. A concentração de álcool no sangue (CAS) se refere à quantidade de álcool em relação à quantidade de água no seu sangue.  Por exemplo, se duas pessoas tiverem o nível de álcool no sangue de 20 mg/dL, o álcool passa em cerca de uma hora em cada pessoa, mas a CAS de cada um deles pode ser bem diferente.

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde


Diversos fatores podem afetar a CAS, como você reage à bebida e quanto tempo o álcool fica no sangue, por exemplo:

– Idade
– Peso
– Beber de estômago vazio
– Medicações
– Doença hepática
– Beber muito em um curto período de tempo (bebedeira)

Para saber quanto tempo o álcool fica no sangue, também é importante saber qual a quantidade de álcool no seu drink. Isso vai determinar quanto tempo levará para o seu corpo metabolizar a bebida. Por exemplo, algumas bebidas têm um maior teor de álcool, o que afeta a quantidade de álcool que você está consumindo em um drink.

Os seguintes dados são estimativas gerais de quanto tempo o álcool fica no sangue, embora esses tempos possam variar dependendo da quantidade de álcool na bebida:

Tipo de bebida alcoólica Tempo médio para metabolizar
Uma pequena dose de licor — 1 hora
Uma caneca de cerveja — 2 horas
Uma taça grande de vinho — 3 horas
Alguns drinks — Muitas horas

 

Há alguns passos que você pode seguir para ajudar a reduzir os efeitos do álcool.

– Alimentos podem ajudar o seu corpo a absorver o álcool

– Água pode ajudar a reduzir a sua CAS, ainda que continue demorando uma hora para metabolizar 20 mg/dL de álcool.

– Evite cafeína. É um mito que café, bebidas energéticas ou qualquer bebida parecida alivia a intoxicação de forma mais rápida.

 

Como o álcool é metabolizado?

Quando você ingere álcool, ele primeiro entra do sistema digestivo. Entretanto, o álcool não é digerido como os alimentos e outras bebidas. Cerca de 20% se torna  álcool no sangue. De lá, ele é levado ao seu cérebro.  Os outros 80% vão para o seu intestino delgado e depois para a sua corrente sanguínea. É esse o processo que determina quanto tempo o álcool fica no sangue.

O passo final do ciclo de vida do álcool é a sua remoção do corpo através do fígado. Qualquer problema com o seu fígado pode tornar esse processo mais lento.

 

Teste de urina VS. respiratório

Os testes de urina podem detectar a presença de álcool muito tempo depois de você ter tomado a sua última bebida. Esses testes procuram por vestígios de metabolitos de álcool. O teste de urina médio pode detectar álcool entre 12 e 48 horas após a última bebida. Testes mais avançados podem medir o álcool na urina até 80 horas depois.

Os testes respiratórios podem identificar a presença de álcool em um período mais curto de tempo, aproximadamente um período de 24 horas. O bafômetro mede a CAS. Qualquer número acima de 0.02 é considerado como perigoso para dirigir ou outras realizar outras tarefas que incluem questões de segurança.

Álcool pode ficar no seu cabelo por até 90 dias. Ele também pode ser detectado temporariamente na saliva, suor e e também há como detectar o álcool no sangue.

Teste Quanto tempo após a última bebida ele pode detectar a presença de álcool
Urina –12-48 horas
Respiração –24 horas
Cabelo –90 dias

 

O álcool e a amamentação

É um erro pensar que se monitorar a quantidade de álcool e souber quanto tempo o álcool fica no sangue vai ajudar a manter seu bebê seguro. Nenhuma quantidade de álcool é considerada segura para beber quando você está amamentando. Os bebês que são expostos ao álcool estão em um risco maior de terem as habilidades motoras diminuídas e outros atrasos no desenvolvimento.

Enquanto a Clínica Mayo diz que demora algumas horas em média para o álcool sair completamente do leite materno, o processo varia da mesma maneira que para as mulheres que não estão amamentando.  

Se você bebe enquanto está amamentando, considere as seguintes maneiras de deixar o seu bebê seguro:

– Amamente antes de tomar uma bebida

– Bombeie leite extra antes do tempo para que você possa alimentar seu bebê com leite expresso

– Espere de 2 a 3 horas após beber uma dose de bebida ou um copo de cerveja ou vinho antes de amamentar novamente

 

Intoxicação alcoólica

Intoxicação alcoólica é uma condição de emergência médica. Ela ocorre quando uma grande quantidade de álcool é consumida e o seu corpo não consegue absorvê-la de forma suficientemente rápida.  A bebedeira é a causa mais comum de intoxicação alcoólica.

Os sintomas incluem:

– Vômito
– Temperatura sanguínea reduzida
– Respiração mais lenta
– Desmaios

De vez em quando, uma pessoa com intoxicação alcoólica desmaia antes de perceber o que aconteceu.  Se você suspeita que um amigo ou pessoa querida esteja com intoxicação alcoólica, ligue para a emergência imediatamente. Para impedir que a pessoa se asfixie com vômito, deixe a pessoa virada de lado.  Nunca deixe um amigo com intoxicação alcoólica ficar por conta própria.

O quanto mais rápido você buscar ajuda, mais provavelmente você conseguirá minimizar as complicações potencialmente fatais, tal como:

– Parada cardíaca
– Dano cerebral
– Convulsão
– Asfixia
– Pressão arterial extremamente baixa

 

Para levar

A porcentagem de álcool que pode permanecer no seu sistema depende de vários fatores. O ponto principal é a segurança e moderação. Mantenha seu consumo em alguns drinques por semana e evite beber em excesso. Além disso, certifique-se de ter uma carona se estiver bebendo fora de casa. Mesmo se você estiver abaixo do limite legal, nunca é seguro dirigir após ter bebido qualquer quantidade de álcool.

Fonte: Healthline

 

Precisa de Consultas, Exames e Medicamentos? Conheça o Cartão Doutor Já!