Você vai dormir quando se sente deprimido?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Você vai dormir quando se sente deprimido?

Antes de ir tirar uma soneca com o intuito de excluir o mundo, você precisa saber disso.

Talvez você já tenha tirado uma soneca dessas e não sabia que existe um nome para ela. Ou até mesmo já não consegue passar um dia sem tira-la. De qualquer jeito, a soneca depressiva é uma tendência.

Mas é uma coisa boa? Todos nós (talvez exceto crianças) adorariam tirar uma soneca durante o dia. Entretanto, os especialistas não têm tanta certeza se é bom tirar uma pequena soneca quando você está sentindo que o mundo está desmoronando.

“Se você está tirando uma soneca para evitar fazer algo, como confrontar coisas difíceis ou até quando está se sentindo meio depressivo e com pouca energia, isso pode ser um sintoma de uma desordem psicológica, como a depressão, ansiedade ou insônia”.

 

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

Será que você realmente está cansado?

Algumas pessoas juram que tiram uma soneca porque se sentem cansadas o tempo todo. Elas dormem mais que o usual para escapar daquilo que as está incomodando. A necessidade de tirar uma soneca depressiva pode sinalizar uma depressão clínica, visto que a sonolência excessiva é um sintoma da doença.

Por outro lado, dormir muito pouco também pode ser um sinal de depressão. Algumas pessoas com depressão sentem-se incansáveis e tensas, levando a problemas para dormir ou continuar dormindo. Se encontra dificuldade para dormir à noite, cochilar está, provavelmente, fora das opções para você: qualquer olho fechado durante o dia pode tornar esse processo ainda mais difícil.

Como o cochilo pode ser saudável, então?

Cochilar pode ser bom para outras pessoas. De acordo com a National Sleep Foundation, uma rápida soneca pode melhorar sua vigilância, fortalecer seu desempenho no trabalho e diminuir os erros e acidentes e, obviamente, ajudar a se sentir relaxado e rejuvenescido pelo resto do dia. Algumas pesquisas até sugerem que um cochilo no meio do dia pode diminuir a pressão sanguínea.

Acordar descansado e pronto para enfrentar uma tarefa difícil, entretanto, é diferente de usar o sono para ignorar esse desafio completamente. “Se você está cochilando para evitar uma tarefa que é difícil, em muitos casos, essa não é a melhor maneira de se lidar”, diz a psicóloga do sono, Kelly Baron, PhD “Ao invés de confrontar o que está fazendo você se sentir ansioso e acabar com isso, você está procrastinando, o que pode fazer com que a ansiedade seja agravada”.

Enquanto é totalmente normal sentir um pouco de sonolência durante o dia, especialmente à tarde, quando há um mergulho natural em nossos ritmos circadianos, provavelmente não é tão bom se você sente que precisar tirar uma soneca para aguentar o dia, todo dia. “Nesses casos, é muito importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental licenciado”.

 

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

Se você precisa de uma soneca depressiva ocasionalmente, provavelmente, não há perigo algum em tirar uma pequena pausa de tudo de vez em quando, contanto que você esteja usando o cochilo para se sentir mais alerta e produtivo enquanto está acordado. Cochilar não é necessariamente um comportamento problemático. Só é importante ter claro o motivo pelo qual você está dormindo”.

Fonte: Health

Se precisar de consultas com psicólogos, conte com a gente!